Manifesto “Mais pecuária extensiva, mais biodiversidade para a Europa”

Set 5, 2022

Foi lançado hoje, dia 5 de setembro de 2022, um manifesto em defesa da Pecuária Extensiva, produzido e assinado por 10 projetos LIFE Europeus ligados às alterações climáticas e à proteção da biodiversidade com parceiros em Portugal, Espanha, Itália, França e Grécia.

O manifesto desenvolve as 5 principais razões para promover a pecuária extensiva na Europa e propõe 10 medidas de apoio a este sistema de produção, para que continue a proporcionar benefícios à biodiversidade, à resiliência dos territórios e às comunidades locais que dele dependem e foi produzido em português e espanhol.

Esta iniciativa foi promovida pela Associação de Defesa do Património de Mértola, no âmbito do projeto LIFE LiveAdapt, na celebração dos 30 anos do Programa LIFE. Sob a denominação de #UnitedLIFEpeople, contou com a participação dos projetos: Life Montado Adapt, Life Cañadas, Life Desert Adapt, Life Regenerate, Life AgriAdapt, Life Scrubsnet, Life Landscape Fire Project, Life Maronesa e Life IP NAdapta-CC. 

A nota de imprensa pode ser lida na íntegra na página do projeto LiveAdapt https://liveadapt.eu/pt/razoes-para-defender-a-pecuaria-extensiva/.