Investigadores do MED&CHANGE contribuem para o novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental lançado dia 18 de abril

Abr 20, 2023Notícias

“A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) considera que mais de 41 mil espécies estão em perigo de extinção global (…). No caso dos mamíferos, dos quais existem cerca de 6000 espécies em todo o mundo, a UICN estima que cerca de 30% esteja atualmente em risco de extinção.” in Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental

 

Esta semana, dia 18 de abril, atingiu-se um marco na história da conservação da natureza em Portugal, com o lançamento do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental (LVM). Esta publicação é o culminar de quatro anos de trabalho que envolveram inúmeros cientistas, técnicos, consultores e ONGs, na procura de informação sobre os mamíferos de Portugal para avaliar o seu estado de conservação.

A informação recolhida incluiu mais de cem mil registos de mamíferos terrestres e marinhos. No total, foram sujeitas a avaliação 108 espécies, tendo sido avaliadas 82 espécies. Destas, 33 (30,5 %) espécies foram classificadas com algum estatuto de ameaça, 34 (31,5 %) foram consideradas numa situação Pouco Preocupante (LC), e 15 (13,9 %) com Informação Insuficiente (DD). Das restantes, não foram avaliadas 4 (3,7 %) espécies (NE) devido à ausência de registos recentes, e 22 (20,4 %) foram excluídas por se tratar de espécies não-indígenas (5 espécies) ou ocasionais (17 espécies) sendo classificadas na categoria Não Aplicável (NA).

Os principais fatores de ameaça indicados para as diferentes espécies estão relacionados com a degradação, destruição e fragmentação dos habitats naturais, devido às atividades humanas. As alterações climáticas são também previsivelmente um fator de ameaça à sobrevivência e manutenção de populações estáveis da maioria das espécies analisadas.

O LVM apresenta-se assim como um instrumento fundamental para apoiar as decisões no âmbito das políticas de conservação da natureza e desencadear ações dirigidas à preservação da biodiversidade.

Foram muitos os investigadores do MED&CHANGE envolvidos neste trabalho, desde a sua edição à inventariação das espécies. A edição do LVM conta assim com os contributos de António Mira e Ricardo Pita na Comissão de editores e Comissão Técnico-Científica, bem como na coordenação dos grupos de avaliação dos lagomorfos e roedores, e com mais 12 investigadores entre o grupo dos autores/avaliadores, e vários outros como colaboradores na cedência de dados de ocorrência das espécies de mamíferos.

Segundo António Mira, investigador do MED&CHANGE e professor do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, este livro é uma ferramenta fundamental para determinar prioridades de conservação das diferentes espécies de mamíferos em Portugal, contribuindo para a definição de políticas e planos de ação que possam minimizar as principais causas que estão na origem do declínio e risco de extinção das espécies mais ameaçadas

O LVM está já disponível em formato digital em https://livrovermelhodosmamiferos.pt/