Investigadores do MED veem aprovadas ideias inovadoras na 4ª Edição do Concurso Promove da Fundação “la Caixa”

Jul 28, 2022Notícias

De entre os finalistas da 4ª Edição do Concurso do Programa Promove da Fundação ”la Caixa”, destinado à dinamização das regiões do interior de Portugal, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia encontram-se investigadores do MED com duas Ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores.

Uma das “ideias vencedoras” corresponde ao projeto “CYN.BIO-SE”, que pretende promover a sinergia do Cardo (CYNara cardunculus) pela multifuncionalidade da sua BIOlogia como recurso endógeno nos territórios do Queijo Serra da Estrela e SErpa e ingrediente na fileira destes Queijos DOP. No projeto estão envolvidos investigadores do MED-CEBAL, em particular o trabalho do aluno de mestrado Cristiano Rodrigues orientado por Liliana Marum (MED-CEBAL), Fátima Duarte (MED-CEBAL) e Augusto Peixe (MED-UÉvora), e do Instituto Politécnico de Viseu, coordenados pelo Professor Paulo Barracosa.

A segunda “ideia vencedora” intitulada “Seedballs 100% portuguesas” assenta na ideia da promoção do fabrico, otimização e desenvolvimento em pequena indústria de bolsas de sementes (seedballs) de proveniência regional certificada, e com interesse para a conservação, que possam ser utilizadas em projetos de conservação de natureza, de forma a preencher um nicho de mercado importante e crescente, providenciando material vegetal certificado e sustentável. Esta ideia pretende ainda promover a economia circular através da reutilização de subprodutos industriais e domésticos. Neste projeto estão envolvidos estudantes de doutoramento e mestrado na Universidade de Évora, sendo responsável pela candidatura Erika Almeida, aluna de doutoramento em Biologia na Universidade de Évora, com a mentoria de Anabela Belo, Professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, e ambas investigadoras do MED.

Seguidamente as equipas devem apresentar um plano de pré-viabilidade que permita transformar as ideias em projetos para aprovação da Fundação “la Caixa”.