Investigadores do MED na 42ª Edição Anual da SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

Out 14, 2021Notícias

De 7 a 9 de Outubro realizou-se em formato virtual a 42.ª Reunião Anual da SPAIC-Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, com o tema “Desafios e oportunidades”. Este evento acontece anualmente, e é o mais importante na área da alergologia e imunologia clínica. Neste congresso a SPAIC e os seus Grupos de Interesse organizaram mesas-redondas, simpósios e workshops teórico-práticos, sessões “Meet the Professor Lunch”, cursos pré – congresso, o “Sunset Meeting”, e foram apresentados trabalhos científicos, em sessões de comunicações orais, posters, agrupados tematicamente, e sessões de casos clínicos, de bastante interesse.

Tal como referiu o “Presidente de Honra” desta Reunião Anual da SPAIC, o ilustre Doutor José Pedro Moreira da Silva, “as patologias alérgicas podem afetar vários órgãos e variar ao longo da vida, surgem frequentemente em conjunto, implicam-se, sucedem-se, evoluem e quanto mais cedo surgem mais graves são e mais complexas se tornam. Por isso, o diagnóstico precoce e seu controlo, são metas a alcançar.”

O evento contou com a presença de médicos e investigadores estrangeiros, permitindo uma grande troca de experiências e conhecimentos. A Universidade de Évora marcou a sua presença neste evento com a apresentação de comunicações científicas na área da Aerobiologia e na área da Veterinária, assim como em dois Workshops: “Workshop IV: Desafios em Aerobiologia” e “Workshop V: Alergia veterinária e humana – a interação futura”.

Na área da Aerobiologia foi realizada uma comunicação científica, pela Doutora Elsa Caeiro, Investigadora da SPAIC e do MED, investigação resultante de trabalhos de formação de alunos de licenciaturas da Universidade de Évora.  Esta comunicação, intitulada “Níveis de esporos de Alternaria na atmosfera da região do Alentejo” teve como co-autores a Doutora Hélia Cardoso e a Doutora Maria Doroteia Campos, também Investigadoras do MED, e os alunos envolvidos nas formações. Ainda na área da Aerobiologia a Doutora Elsa Caeiro foi palestrante no Workshop IV onde abordou o tema “Calendários Polínicos”. Na área da Veterinária, foram igualmente realizadas comunicações científicas, pelo Prof. Doutor Luís Martins, Docente na Universidade de Évora, Investigador do MED, e fundador e coordenador do recente Grupo de Interesse da SPAIC em “Imunoalergologia Comparada e Veterinária”.  O Prof. Doutor Luís Martins foi ainda moderador de um workshop da sua área.

Cerimónia de abertura da 42ª Edição Anual da SPAIC pelo Presidente da SPAIC, Prof. Doutor Manuel Branco Ferreira (no canto inferior esquerdo), o Presidente de Honra da Reunião, Dr. José Pedro Moreira da Silva (no canto superior direito) e pelos membros da direção e organização.