Investigadores do MED entre os mais influentes do mundo na “World’s Top 2% Scientists List”
Quatro investigadores do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento integram a edição de 2025 da “World’s Top 2% Scientists List”, uma base de dados mundial que identifica os cientistas mais influentes do mundo com base nas suas métricas de impacto científico até ao final de 2024.
Os investigadores Miguel Bastos Araújo, Bruno Medronho, Marta Laranjo e João Carlos Alves figuram nesta lista, elaborada por investigadores da Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com a editora Elsevier e o banco de dados de citações Scopus.
Esta classificação distingue os cientistas cujos trabalhos têm maior impacto na comunidade científica internacional, avaliando indicadores como o número de citações, o índice h, o número de coautores ajustado e a posição relativa na respetiva área de investigação.
Os resultados são apresentados em duas categorias: “career-long impact”, que avalia o impacto acumulado ao longo da carreira, e “single recent year impact”, que reflete a relevância científica no último ano (neste caso, 2024).
A presença destes investigadores na “World’s Top 2% Scientists List” reflete o reconhecimento internacional da investigação multidisciplinar realizada no MED, que cobre áreas desde a ecologia, ciências veterinárias, microbiologia e segurança alimentar, à química de materiais sustentáveis.
Os resultados completos e os critérios de seleção estão disponíveis publicamente no Elsevier Data Repository, aqui.

Saiba mais sobre os nossos investigadores e as categorias em que se destacaram:
- Miguel Bastos Araújo, investigador do MED – Universidade de Évora e do Museo Nacional de Ciencias Naturales (CSIC, Espanha), destaca-se por integrar ambas as categorias da lista (“career-long impact” e “single recent year impact” ), desde a primeira edição do ranking Elsevier–Stanford, publicada em 2019. O seu trabalho, amplamente citado, centra-se em Ecologia, Biologia Evolutiva e Biodiversidade, abordando temas como biogeografia, alterações climáticas e conservação.
- Bruno Medronho, investigador do MED – Universidade do Algarve, integra a lista na categoria “single recent year impact”, que reflete a relevância científica em 2024. A sua investigação incide sobre Química, com destaque para Polímeros e Física Química, desenvolvendo soluções inovadoras e sustentáveis à base de celulose e outros biomateriais.
- Marta Laranjo, investigadora do MED – Universidade de Évora, é igualmente distinguida na categoria “single recent year impact”, pelo seu contributo nas áreas da Microbiologia e Ciência dos Alimentos, com foco na segurança alimentar e na qualidade dos produtos tradicionais.
- João Carlos Alves, investigador colaborador do MED, surge na lista de “single recent year impact” nas áreas das Ciências Veterinárias e da Produção Animal, refletindo o impacto das suas publicações sobre bem-estar, saúde e desempenho animal.