Investigadora do MED-UÉvora coordenou a 16ª Edição do Curso Básico em Aerobiologia que decorreu pela segunda vez na UÉ

Set 25, 2023Notícias

De 4 a 8 de Setembro de 2023, realizou-se no Colégio Luís António Verney da Universidade de Évora a 16.ª edição do Curso Básico em Aerobiologia – 16th EAS European Basic Course on Aerobiology da European Aerobiology Society – EAS. Este curso é organizados pela EAS em colaboração com outras instituições europeias a cada dois anos.

Nas últimas décadas há evidência do crescente interesse pela monitorização de bioaerossóis (partículas biológicas) no ar, nomeadamente de grãos de pólen e esporos de fungos, do aumento de redes nacionais de aeroalergénios pelo Mundo, e particularmente pela Europa o que permitiu que os investigadores pudessem comparar procedimentos e aprofundar os fundamentos das técnicas de monitorização e, consequentemente, surgiu a necessidade de estandardizar procedimentos e controlar a qualidade das análises. Nesse sentido, foi apresentado um programa educativo para formar cientistas e técnicos de laboratório em Aerobiologia que se iniciou com uma série de cursos europeus em Aerobiologia.

Foi a segunda vez que a Universidade de Évora organizou este curso, tendo decorrido a primeira vez em 2009 sob a organização por Rui Brandão (1958-2014+), professor do Departamento de Biologia e Responsável pelo Laboratório de Palinologia e Aerobiologia da Universidade de Évora, naquela altura.

A edição que decorreu no início do mês de setembro foi organizada por Elsa Caeiro, investigadora do MED na UÉvora, da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e responsável pelo Laboratório de Palinologia e Aerobiologia do MED-UÉvora. Da equipa organizadora fizeram também parte Célia Antunes (professora no Departamento de Ciências Médicas e da Saúde da UÉvora e Sub-Diretora da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano), Ana Rodrigues Costa (Diretora do Departamento de Ciências Médicas e da Saúde), Ana Galveias Jorge (investigadora do ICT-UÉvora) e Helena Ribeiro (investigadora do ICT-Universidade do Porto). A organização desta edição resultou assim de uma colaboração conjunta entre a European Aerobiology Society e as Unidades de Investigação MED e ICT da Universidade de Évora e com o apoio dos Departamentos de Biologia e de Ciências Médicas e da Saúde da UÉ.

Neste curso foram lecionados tópicos ligados à botânica, à micologia, nomeadamente ao desenvolvimento e morfologia do grão de pólen, fenologia, polinização, métodos de amostragem e controlo de qualidade, previsões e modelação, estatística, taxonomia das plantas e dos fungos, alergenicidade aos bioaerossóis e identificação ao microscópio ótico dos grãos de pólen e dos esporos de fungos presentes no ar.

Esta edição contou com 31 alunos de 15 países diferentes (Itália, Espanha, Suíça, Alemanha, Portugal, Paquistão, Brasil, Noruega, Polónia, Uganda, Letônia, Áustria, Suécia, Eslováquia e Eslovénia), com formações e profissões distintas, com diferentes conhecimentos, com e sem conhecimentos prévios em Aerobiologia, desde estudantes de doutoramento, investigadores, médicos, técnicos de museu, fitopatologistas, entre outros. Os formadores foram oriundos do Reino Unido, Itália, Espanha, França, Dinamarca e Portugal. Decorreu em formato híbrido, com alguns dos professores a lecionar por videoconferência. A organização destaca que “foi uma semana de trabalho árduo mas viveu-se uma atmosfera contagiante de alegria, partilha e criaram-se laços de amizade”.

A próxima edição do curso terá lugar em Poznań, na Polónia, em 2025.