Investigadora do MED em destaque na reportagem “Investigadoras Inventoras”

Jan 31, 2023Notícias

“Portugal tem a segunda maior taxa da Europa de mulheres inventoras (26,8%) e o dobro da média europeia (13,2%), revelou um estudo do Instituto Europeu de Patentes, divulgado no final de 2022. O Alentejo é a região do país com a maior percentagem de criadoras de patentes, que trabalham sobretudo em instituições públicas — universidades e centros de investigação. “ 𝘪𝘯 𝘑𝘰𝘳𝘯𝘢𝘭 𝘥𝘦 𝘕𝘦𝘨𝘰́𝘤𝘪𝘰𝘴 27-01-2023

Entre as “𝙞𝙣𝙫𝙚𝙨𝙩𝙞𝙜𝙖𝙙𝙤𝙧𝙖𝙨 𝙞𝙣𝙫𝙚𝙣𝙩𝙤𝙧𝙖𝙨” temos Celeste Santos e Silva, professora na Universidade de Évora e investigadora do MED UEvora.
Ao fim de 10 anos e de “milhões de tentativas” para fazer crescer túberas em meio de cultura, Celeste Santos e Silva, responsável pelo Laboratório de Macromicologia do MED-UÉvora, e Rogério Louro (doutorando na altura) conseguiram ter sucesso neste processo, que foi patenteado em 2020. Até então, “ninguém tinha conseguido fazer crescer túberas em meio artificial” referem.

Os benefícios das utilizações destes fungos vão muito além da alimentação! Podem ser utilizados também no setor farmacêutico, cosmética e…como “amigos da floresta”!  Em solos pobres e degradados tornam-se verdadeiros aliados das plantas, uma vez que se ligam às suas raízes e ajudam-nas a captar água e nutrientes.

Se quiser saber mais sobre a investigação de trufas que se faz no Laboratório de Macromicologia do MED-UÉvora assista ao vídeo “Desert truffles production – a novel approach to fight desertification”.