Investigadora do MED edita livro sobre Floresta e Bioenergia

Fev 29, 2024Notícias

Em janeiro de 2024 foi publicado pela Springer Nature o livro “Forest Bioenergy: From wood production to energy use”. Esta publicação é editada por Ana Cristina Gonçalves, investigadora do MED e docente do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora, e Isabel Malico, investigadora do Instituto de Engenharia Mecânica e docente do Departamento de Engenharia Mecatrónica da Universidade de Évora.

A biomassa florestal é um dos recursos mais usados no mundo para a produção de diversos materiais e energia, sendo, atualmente, a opção de energia renovável mais utilizada, prevendo-se que assim permaneça no curto e médio prazo. Compreender como é produzida de uma forma sustentável, quantificada e monitorizada, assim como quais as diversas opções para a sua valorização energética é, neste contexto, extremamente relevante. O livro apresenta uma visão abrangente da biomassa florestal como fonte energética, integrando numa só publicação diversos tópicos que vão desde a produção, avaliação e caracterização da biomassa florestal até às diversas formas da sua conversão em energia.

O livro, publicado pela editora Springer, está já alocado em https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-48224-3