Investigação em Gestão Sustentável das Paisagens Rurais em destaque na Comissão Europeia

Nov 16, 2021Notícias

Um artigo publicado por vários investigadores na Ecology and Society, e no qual participa José Muñoz-Rojas, Investigador do MED-UÉvora foi destacado pela Comissão Europeia, na rubrica “Science for Environment Policy”.

Neste estudo os investigadores desafiaram-se a identificar as melhores abordagens para promover a gestão da paisagem em contexto rural através do conhecimento aprofundado dos locais e do seu capital social. Para tal, foram analisadas 16 paisagens rurais distribuídas por países europeus, desde a Escócia e Portugal, de oeste a noroeste, e da Rússia à Geórgia no lado este. Os casos de estudo escolhidos pretenderam representar uma ampla gama de histórias ambientais e biofísicas, incluindo a história da exploração da natureza e sua proteção, e legados antropogénicos e culturais. Em Portugal, o sítio de Monfurado foi o local escolhido como caso-de-estudo. Os investigadores mapearam também os diferentes fóruns de discussão utilizados para ligar os diferentes atores ativos de cada região – stakeholders (quer sejam fóruns mais tradicionais, ou mais recentes, de modo presencial ou virtual), verificando que os fóruns virtuais têm vindo cada vez mais a aumentar e substituir os fóruns presenciais. Os resultados da análise destes casos de estudo, mostraram ainda que as formas de ligação e pontes ao capital social eram bastante fortes. No entanto, a ligação ao capital social envolvendo vários níveis de governança, era fraco.

Estudos como estes são especialmente relevantes para a contribuição da construção de políticas públicas, como é o caso da Estratégia da Biodiversidade para 2030, uma vez que enfatiza o valor de abordagens regional e culturalmente adaptadas à gestão da paisagem rural.

Leia aqui o artigo científico.

Leia aqui o artigo de divulgação no fórum “Science for Environment Policy” da Comissão Europeia.