Eventos

Eventos MED

NOV 21, 2025

NOV 21, 2025

Formação e Demonstração: A Importância do Solo na Gestão Sustentável do Montado

No dia 21 de novembro, o MED, representado pelos seus investigadores do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e da Universidade de Évora, em colaboração com o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA) e com o Montado Living Lab, englobado  no projeto BioAlenTec, irá promover uma sessão dedicada à monitorização e qualidade do solo do montado, com momentos de formação teórica e uma componente prática de campo. O Montado Living Lab, uma iniciativa do Laboratório Associado CHANGE, coordenado pela Universidade de Évora, tem vindo a organizar diversas formações destinadas a agricultores, técnicos, gestores e outros interessados na gestão sustentável dos sistemas de montado. Esta formação, centrada na importância do solo para a gestão sustentável do montado, representa igualmente a segunda edição de uma anterior formação do Montado Living Lab dedicada à monitorização e às técnicas de amostragem de solo.

Sessão Teórica:
Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA), Serpa
  • Conceitos básicos de monitorização do solo – objetivos, métodos e boas práticas de amostragem.
  • Indicadores de qualidade do solo – interpretação de características físicas, químicas e relatórios de análise.
  • Ciclo de nutrientes e fertilidade – papel do carbono e influência do pH nos micronutrientes.

Sessão Prática:
Herdade da Abóboda Vila Nova de São Bento (37°56’46.2″N 7°26’08.9″W)
A sessão termina com uma atividade prática no campo, com visita à População de Sobreiros F1 e demonstração da recolha de amostras de solo, permitindo aos participantes aplicar na prática os conceitos apresentados.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e limitadas! Inscreva-se através do link: https://forms.gle/U3UrsfeMeJ4QmhF9A

NOV 21, 2025

NOV 21, 2025

Webinar: “Feedvalue: Estudos de avaliação da inclusão de bagaço de maçã, bagaço de uva e dreches de cerveja na dieta de borregos em crescimento”

O Ciclo de Conferências está de regresso ao CEBAL com um conjunto de sessões dedicadas ao potencial da utilização de coprodutos agroindustriais na alimentação animal. 

O CEBAL convida à participação no próximo webinar, que irá marcar este regresso no dia 21 de novembro, pelas 14h30, através da plataforma Zoom. A convidada será Carla Garcia, técnica superior do Laboratório de Anatomia Patológica Veterinária, da Escola Superior Agrária de Viseu, com o tema da sessão: “Feedvalue: Estudos de avaliação da inclusão de bagaço de maçã, bagaço de uva e dreches de cerveja na dieta de borregos em crescimento”.

O tema desta sessão pretende abordar o potencial dos coprodutos agroindustriais — como bagaço de maçã, bagaço de uva e dreches de cerveja — na formulação de rações para ovinos em crescimento, ao destacar o seu contributo para a sustentabilidade, economia circular e redução das emissões de metano. Inserida no âmbito do projeto FeedValue, esta linha de investigação propõe avaliar o impacto nutricional e ambiental da utilização destes coprodutos em dietas animais, com vista a tornar os sistemas pecuários mais eficientes e sustentáveis.

No dia 21 de novembro, aceda à sala virtual AQUI.

 
NOV 22, 2025

NOV 22, 2025

MUSA - Música pela Sensibilização Ambiental (1ª atuação)

O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento lança uma nova iniciativa: MUSA – Música pela Sensibilização Ambiental, um projeto que convida a escutar a natureza e a redescobrir o património natural através da música.

Mais do que um projeto cultural, MUSA é uma experiência sensorial que pretende transformar florestas, parques e paisagens naturais em PALCOS VIVOS.

A proposta é simples: reconectar-nos com o património natural através da música, não como pano de fundo, mas como linguagem partilhada. Entre trilhos e copas, a música é a ponte que nos convida a ouvir, valorizar e reencontrar o mundo que nos rodeia.

A estreia desta iniciativa acontece no Festival Desdobra-te 2025, organizado pela Associação PédeXumbo, no próximo dia 22 de novembro, às 10h30, no Jardim Público de Évora.

Nesta primeira edição, os Palcos Vivos ganham forma num percurso sonoro de 45 minutos, com atuações de:

  • José Pedro Henriques (JOSEP.H.) – Voz (ComCordas)
  • Ewerson Carvalho – Viola (ComCordas)
  • Diogo Costa – Kora (MED, Universidade de Évora)
  • Rafael Gomes – Concertina

O MUSA é promovido pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora, em parceria com a Associação PédeXumbo, a Associ’Arte e o ComCordas.

Saiba mais sobre a iniciativa e acompanhe os próximos eventos em https://med.uevora.pt/musa/

 

NOV 23, 2025

NOV 23, 2025

Passeio Micológico | O montado e os seus cogumelos
No âmbito das comemorações do dia do IIFA (20 novembro) e da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025 (24 a 30 de novembro), o MED convida todos os interessados a participar no Passeio Micológico “O Montado e os seus cogumelos” que terá lugar no Polo da Mitra no dia 23 de novembro, das 10h às 13h. O Paseio será guiado por Celeste Santos e Silva, investigadora do MED&CHANGE e professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora.
Nesta atividade os participantes são convidados a observar espécimes de cogumelos e descobrir como vivem e porque são tão importantes no Montado.
 
A participação é gratuita, mas limitada a 20 participantes. É também necessário que efetue a sua inscrição previamente, disponível aqui:https://forms.gle/jFRg99FkW4AoC3Ko9
 
O ponto de encontro terá lugar junto do Departamento de Biologia da Universidade de Évora (localização AQUI).
 
NOV 24, 2025

NOV 24, 2025

II Simpósio Cátedra Monte do Pasto Bem-Estar Animal - “Do Conhecimento à Prática: Desafios na Implementação do Bem-Estar Animal”
O Simpósio de Bem-Estar Animal, promovido no âmbito da Cátedra Monte do Pasto Bem-Estar Animal, afirma-se como um espaço de reflexão, partilha e debate sobre um dos temas centrais da produção pecuária contemporânea. Numa altura em que o bem-estar animal (BEA) ocupa lugar de destaque nas agendas científicas, políticas e sociais, torna-se essencial criar oportunidades para aproximar o conhecimento académico da sua aplicação prática no terreno.
 
A 2ª edição do simpósio, dedicada ao tema “Do Conhecimento à Prática: Desafios na Implementação do Bem-Estar Animal”, pretende analisar de forma crítica as barreiras e oportunidades que se colocam à integração efetiva do BEA nos diferentes sistemas de produção animal.
 
A estrutura do evento inclui conferências plenárias, mesas-redondas e apresentações de jovens investigadores, criando uma visão abrangente que liga ciência e prática. Um dos aspetos centrais deste ano é precisamente o envolvimento dos estudantes: depois da sua participação ativa na edição anterior, quer na organização, quer como público, será agora dada a oportunidade de apresentarem os trabalhos de mestrado e doutoramento que estão a desenvolver na área do BEA, contribuindo diretamente para o debate científico e profissional.
 
A importância do simpósio reside, assim, na sua capacidade de:
• Promover a disseminação do conhecimento científico e a sua tradução em práticas sustentáveis;
• Valorizar a forte ligação entre a Universidade de Évora, os estudantes e o setor produtivo;
• Estimular a troca de experiências entre academia, empresas e sociedade;
• Reforçar o papel de Évora e da região Alentejo como espaço privilegiado para a reflexão sobre os desafios e oportunidades da produção animal sustentável.
Desta forma, não será apenas um encontro académico, mas um ponto de convergência entre ciência, prática, formação e inovação, que reforça o compromisso da Universidade de Évora e da Cátedra Monte do Pasto Bem-Estar Animal com a promoção de uma pecuária responsável, sustentável e alinhada com as exigências do futuro.
 
O evento é de participação gratuita, mas tem inscrição obrigatória (Disponível AQUI). O almoço será limitado a 40 participantes (por ordem de inscrição).
Programa disponível AQUI.
 
O II Simpósio Cátedra Monte do Pasto Bem-Estar Animal é organizado pela Cátedra Monte do Pasto da Universidade de Évora, com o apoio do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, da ZEA, da Certis, da APEZ e da NANTA.
 
NOV 20 e 27, 2025

NOV 20 e 27, 2025

2Ed “Maneio de Gado Bovino em Contexto de Montado”

Nos próximos dias 20 e 27 de novembro terá lugar, em Beja, a segunda edição da formação “Maneio de Gado Bovino em Contexto de Montado”, promovida pelo Montado Living Lab, iniciativa do Laboratório Associado CHANGE, coordenada pela Universidade de Évora.

A formação decorrerá na sede da ACOS e incluirá uma visita à Herdade dos Grous. O Professor Manuel Cancela d’Abreu  será o formador responsável pelas sessões. As sessões em sala combinarão momentos expositivos com oportunidades de partilha e discussão de casos práticos. Convidam-se os formandos a trazer material ou experiências que considerem relevantes para o grupo.

Esta iniciativa é organizada em parceria com a ACOS e a APORMOR, no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça INTERREG POCTEP SOS_PRODEHESAMONTADO, reforçando o compromisso conjunto em promover o conhecimento e a sustentabilidade dos sistemas de montado.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, disponível através do link: https://forms.gle/7s5dfertK12ne9vq5.

Descarregue AQUI o programa completo.

NOV 28, 2025

NOV 28, 2025

Visita ao Laboratório | A luz secreta que revela o bem-estar das plantas

Sabias que as plantas também emitem luz? Algumas moléculas, como a clorofila, reemitem parte da luz que recebem — é o que chamamos de fluorescência. Através dessa luz, os cientistas conseguem perceber como as plantas estão a transformar a energia solar e identificar sinais de stress, como falta de água ou nutrientes. Com tecnologias modernas, é possível medir a fluorescência e avaliar rapidamente a saúde de grandes plantações sem danificar as plantas! Durante esta atividade, poderás extrair a clorofila de folhas, observar a sua fluorescência com uma luz negra, e usar o microscópio para ver a fluorescência desta molécula nas folhas e da lenhina e suberina nas células de cortiça. É ainda possível quantificar a fluorescência da clorofila através de um fluorímetro! Vem experimentar.

Atividade promovida no âmbito das comemorações do dia do IIFA (20 novembro) e da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025 promovida pela Ciência Viva (24 a 30 de novembro).
 
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia, disponível aqui: https://forms.gle/JTq7XhspRa8fEWkf6
 
A atividade terá lugar na Unidade de microscopia avançada e citometria de fluxo (UMACIF), uma Unidade de Apoio à Experimentação do MED-UÉvora (localização AQUI).
 
NOV 26&28, 2025

NOV 26&28, 2025

Palestra | Do Solo à Energia: o Potencial Multifuncional do Biochar e de Outros Materiais de Carbono

Datas: 26 e 28 de novembro
Horário: 15h / 16h
Local: Colégio Luís António Verney – Departamento de Química
(O encontro com os participantes ocorrerá 10 minutos antes do início da atividade, na entrada do C.L.A.Verney — coordenadas GPS: 38.56876364598652, -7.910404557178119)

Descrição:
Esta conversa decorrerá em torno dos resultados de vários estudos realizados na Universidade de Évora no âmbito de projetos de investigação nacionais e internacionais. Estes estudos centram-se na aplicação do biochar, um material à base de carbono com relevância crescente no domínio da energia e do ambiente.
As características à nanoescala do biochar, resultantes dos processos de produção, do tipo de biomassa utilizada e de outros fatores, conferem-lhe propriedades que o tornam um biomaterial com elevado potencial para aplicações intersectoriais. Estas aplicações abrangem desde o tratamento de água para consumo humano até ao aumento da produtividade das culturas e à melhoria da saúde dos solos na agricultura, passando pelo tratamento de efluentes de diferentes atividades agrícolas e industriais, bem como pela sua utilização como vetor energético e de armazenamento de carbono em sistemas de bioenergia sustentáveis.
Outros materiais de carbono serão também abordados nesta pequena palestra.

Inscrições: Necessárias através do email pamm@uevora.pt
Lotação: Máximo 15 participantes por atividade
Público-alvo: Estudantes do Secundário, Estudantes Universitários, Famílias, Professores e Público Geral

Organização:
Atividade promovida no âmbito das comemorações do Dia do IIFA (20 de novembro) e da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025, promovida pela Ciência Viva (24 a 30 de novembro).

 
NOV 29, 2025

NOV 29, 2025

Passeio Micológico | Vem conhecer os cogumelos - Uma riqueza do Alentejo
No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025 (24 a 30 de novembro), o MED convida todos os interessados a participar num passeio “Vem conhecer os cogumelos – Uma riqueza do Alentejo” que terá lugar no Polo da Mitra no dia 29 de novembro, das 10h às 12h30.
O Passeio será guiado por Celeste Santos e Silva, investigadora do MED&CHANGE e professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora.
 
Este passeio não é apenas sobre a colheita de cogumelos, ou sobre a sua comestibilidade, é sobre a união dos seres vivos para construir algo mais belo e harmonioso. É também um convite para desacelerar, sentir a textura da vida silvestre sob as pontas dos dedos e apreciar a beleza e a biodiversidade da floresta. Renda-se a esta experiência, onde cada descoberta é um presente da natureza.
 
A participação é gratuita, mas limitada a 20 participantes. É também necessário que efetue a sua inscrição previamente AQUI.
 
O ponto de encontro terá lugar junto ao Departamento de Biologia da Universidade de Évora, no Polo da Mitra (localização AQUI).
 
DEZ 5-8, 2025

DEZ 5-8, 2025

XVII Congresso Internacional da SECEM

Entre 5 e 8 de dezembro de 2025, Évora será palco do XVII Congresso Internacional da SECEM – Sociedade para a Conservação e Estudo dos Mamíferos, que se realiza pela primeira vez em Portugal, e contará com o apoio da Universidade de Évora e do MED.

O evento reunirá investigadores, técnicos e estudantes dedicados ao estudo e conservação de mamíferos, e incluirá sessões científicas, workshops, reuniões de grupos de trabalho e outras atividades paralelas.

  •  A submissão de resumos decorre até 1 de outubro.
  • O prazo para inscrição com tarifa reduzida termina a 10 de outubro.

Saiba mais na 1ª Circular de informações sobre o evento AQUI ou consulte o website do evento:  
https://www.congresosecem.es/

DEZ 10-11, 2025

DEZ 10-11, 2025

X Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA)
Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA) regressa para mais uma edição, assinalando um marco especial: uma década de EEDAA.
 
Ao longo dos últimos dez anos, este encontro cresceu e consolidou-se como um fórum dinâmico onde doutorandos se encontram para trocar ideias, apresentar a sua investigação e construir redes entre disciplinas e instituições. Hoje, o EEDAA é mais do que um evento científico, é um espaço de inspiração, onde jovens investigadores contribuem para moldar o futuro da ciência nos domínios da agricultura, ambiente e sustentabilidade.
 

X EEDAA terá lugar nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, na Universidade de Évora – Polo da Mitra (Sala de Conferências)

O EEDAA é particularmente dirigido a estudantes de doutoramento que desenvolvem as suas teses nas áreas de Ciências Agrárias, Bioquímica e Biotecnologia, Biologia e Ecologia, Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconómico, Ciências dos Alimentos, Ciências Veterinárias e Produção Animal, entre outras áreas relacionadas.

Este evento é organizado pelo MED-Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e pelo IIFA–Instituto de Investigação e Formação Avançada, da Universidade de Évora e conta com o apoio da Sub-rede em Food & Water da UNIMED – Mediterranean Universities Union.

Conheça todos os detalhes sobre a organização do evento em https://eedaa2025.uevora.pt/

ABR 12-16, 2026

ABR 12-16, 2026

31st EGF General Meeting "Challenges and innovations for grasslands resilience"
A Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), em colaboração com o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (MED) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, I.P.), tem a honra de organizar o 31st General Meeting da European Grassland Federation. Este evento de referência na área das pastagens e forragens reunirá entre 350 e 400 investigadores, académicos e profissionais de mais de 32 países europeus.

O congresso terá lugar na Universidade de Évora, de 13 a 16 de abril de 2026, antecedido por um pré-evento a 12 de abril e seguido de um post-tour ao arquipélago dos Açores, de 16 a 19 de abril.

Este evento reveste-se de particular importância para Portugal, onde as pastagens cobrem mais de 2 milhões de hectares, constituindo a maior utilização do solo agrícola nacional.

Além das sessões científicas, o programa incluirá uma Masterclass dirigida a estudantes de Mestrado e Doutoramento, dedicada ao tema “Metodologia de Estimativa de Emissões de Gases com Efeito de Estufa em Ecossistemas de Pastagens”, com a participação de especialistas europeus.

O congresso desenvolver-se-á em torno do tema “Challenges and Innovations for Grasslands Resilience”, estruturado em cinco grandes sessões:

  • Climate change and grasslands soil and water management
  • Agroforestry, pastoralism and society
  • Breeding for new challenges
  • Sustainable livestock production systems based on grasslands: Challenges and opportunities
  • Grasslands and rural land policy tools to face global challenges

Mais informações em https://events.iniav.pt/egf2026/.

A submissão de resumos decorre até ao dia 15 de maio de 2025. Saiba mais AQUI.

Outros Eventos

NOV 27-28, 2025

Congresso Comemorativo dos 40 anos da SPER - X Congresso de Estudos Rurais & XIII Encontro Rural RePort

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, realiza-se no Instituto Superior de Agronomia (Tapada da Ajuda, Lisboa) o Congresso Comemorativo dos 40 anos da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER), integrando o X Congresso de Estudos Rurais e o XIII Encontro Rural RePort.

Organizado pelo Instituto Superior de Agronomia, pela Rede de História Rural em Português (Rural RePort) e pela Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER), o congresso convida toda a comunidade académica, técnica e científica à submissão de propostas de resumos de comunicações, numa oportunidade para refletir sobre as memórias e perspetivas dos estudos rurais em Portugal e nos países lusófonos.

Submissão de resumos até 25 de julho de 2025

Mais informações e submissão de propostas: https://sper.pt/cer2025/

JAN 18-23, 2026

XI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops

“XI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops” (Austrália)

Abstract submission deadline extended to August 15, 2025!
The XI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, will take place in Tatura, Australia, from January 18–23, 2026.
Topics include sustainable irrigation, water stress, precision technologies, and protected cultivation.

Important dates:

  • Start of abstract submission: 15 January 2025
  • Deadline for abstract submission: 15 August 2025 (updated)
  • Deadline for abstract modification: 30 September 2025
  • Deadline for fulltext paper submission: 15 November 2025
  • Deadline for fulltext paper modification: 15 March 2026

More info: https://www.irrigation2026.com.au/

MAI 3-7, 2026

IX International Symposium on Almonds and Pistachios

The IX International Symposium on Almonds and Pistachios, which will be held in Lleida (Catalonia), Spain, from 3 – 7 May, 2026.

The deadline for abstracts submission has been extended to November 30, 2025. 

More information HERE.

JUN 16-18, 2026

11th International Symposium "Monitoring of Mediterranean coastal areas"

The 11th Edition of International Symposium “Monitoring of Mediterranean coastal Areas: problems and measurement techniques” will take place in Livorno (Italy), in **16th -18th JUNE 2026**. 

The event, organized by Institute of BioEconomy -National Research Council of Italy (IBE-CNR) and SISEF, is addressed every two years to all the scholars of Mediterranean coastal areas.

The Symposium will be structured into the following general topics:

– FLORA AND FAUNA OF COASTAL ECOSYSTEMS: PROTECTION, MANAGEMENT, MONITORING

– MORPHOLOGY AND EVOLUTION OF COASTLINES AND SEABEDS

– COASTAL AND OFFSHORE ENGINEERING

– UNDERWATER AND COASTAL CULTURAL HERITAGE

– GEOGRAPHY, TOURISM AND LANDSCAPE OF THE COASTAL AREAS.
ENHANCEMENT, SAFEGUARDING AND DYNAMICS OF THE TERRITORY

The ABSTRACTS submission Deadline is extended to *24th NOVEMBER 2025*

More information: https://sympcoastmed.ibe.cnr.it/index.php/en/monitoring-of-mediterranean-coastal-areas-problems-and-measurement-techniques-2/