Eventos

Eventos MED

JAN 21, 2026

JAN 21, 2026

Ação de demonstração prática sobre treino de carneiros e avaliação de sémen

No dia 21 de janeiro, pelas 14h30, o Hospital Veterinário da Universidade de Évora – Polo da Mitra recebe uma ação de demonstração prática dedicada ao treino de carneiros e à avaliação de sémen, no âmbito do projeto GenProImprove.

Esta iniciativa integra-se num projeto coordenado por Elisa Bettencourt, investigadora do MED e docente do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, que visa reforçar a eficiência e eficácia dos sistemas de produção de ruminantes no Alentejo. O projeto aposta na disseminação de tecnologias de melhoramento genético, promovendo simultaneamente o bem-estar animal e a biossegurança, com impacto no desenvolvimento económico regional.

A ação, de caráter prático, destina-se a estudantes, técnicos e produtores interessados em produção animal e melhoramento genético.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, através do formulário disponível em:
👉 https://forms.gle/psvMXhUwLAmMxg1w9

O projeto é coordenado pela Universidade de Évora e cofinanciado pelo Programa Regional Alentejo 2030.

JAN 21, 2026

JAN 21, 2026

Enotécnica & Olitécnica 2026 | Mesa Redonda "Viticultura e Enologia na Fronteira do Conhecimento: O Papel do MED"

MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, o Ambiente e o Desenvolvimento será parceiro da próxima edição da Enotécnica & Olitécnica 2026, que terá lugar na EXPONOR de 21 a 23 de janeiro, afirmando-se como um dos principais pontos de encontro dos setores da vitivinicultura, olivicultura, olivicultura e tecnologias associadas.

O MED marcará presença com um stand próprio, e será também responsável pela organização de duas mesas redondas, centradas na transferência de conhecimento, inovação e sustentabilidade nos setores do vinho e do azeite.

A primeira mesa redonda, “Viticultura e Enologia na Fronteira do Conhecimento: O Papel do MED”, terá lugar no dia 21 de janeiro, das 12h às 13h, e será dedicada aos avanços científicos na viticultura e enologia, incluindo qualidade e composição de uvas e vinhos, tecnologia pós-colheita, agricultura de precisão e neutralidade carbónica. Esta sessão reforça o contributo do MED para a inovação e sustentabilidade do setor vitivinícola nacional.

JAN 21, 2026

JAN 21, 2026

MED às 4as

O MED às 4as regressa em 2026, com a primeira sessão já na próxima semana, dia 21 de janeiro, pelas 14h.

Nesta sessão os nossos oradores convidados são:

  • Marta Laranjo, investigadora integrada no MED (Grupo Ciência e Tecnologia dos Alimentos) e docente do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Évora, que apresentará resultados de um projeto exploratório financiado pelo MED. Este trabalho teve como objetivo investigar o microbioma de produtos cárneos fermentados como potencial reservatório de genes de resistência antimicrobiana, recorrendo a uma abordagem combinada baseada em culturas e metagenómica.
  • Patrick Materatski, investigador integrado no MED (Grupo Proteção de Plantas, Genética e Biotecnologia), que partilhará o seu percurso no MED ao longo de 10 anos, desde a evolução da sua formação académica e consolidação das áreas científicas, até às atuais linhas de investigação e perspetivas de desenvolvimento científico.

Junte-se a nós na Sala de Conferências do Polo da Mitra, na Universidade de Évora ou online (Link de acesso AQUI).

JAN 22, 2026

JAN 22, 2026

Enotécnica & Olitécnica 2026 | Mesa Redonda "Do Olival ao Azeite: Investigação e Inovação no MED"

MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, o Ambiente e o Desenvolvimento será parceiro da próxima edição da Enotécnica & Olitécnica 2026, que terá lugar na EXPONOR de 21 a 23 de janeiro, afirmando-se como um dos principais pontos de encontro dos setores da vitivinicultura, olivicultura, olivicultura e tecnologias associadas.

O MED marcará presença com um stand próprio, e será também responsável pela organização de duas mesas redondas, centradas na transferência de conhecimento, inovação e sustentabilidade nos setores do vinho e do azeite.

A segunda mesa redonda “Do Olival ao Azeite: Investigação e Inovação no MED”, terá lugar no dia 22 de janeiro, das 11h às 12h, e irá abordar desafios e oportunidades ao longo da cadeia de valor do olival e do azeite, com especial enfoque na produção agrícola sustentável, mecanização, valorização de subprodutos, saúde do solo e sanidade vegetal. O debate contará com investigadores do MED com trabalho reconhecido nestas áreas, promovendo a ligação entre ciência, técnicos e produtores.

JAN 30, 2026

JAN 30, 2026

Open Day do projeto LIFE Olivares Vivos+

No próximo dia 30 de janeiro de 2026, a partir das 09h30, terá lugar o Open Day do projeto LIFE Olivares Vivos+, na Herdade do Monte da Ribeira, no concelho da Vidigueira.

A Herdade do Monte da Ribeira constitui um exemplo de referência na integração entre olivicultura, valorização da paisagem e promoção da biodiversidade. É nesta herdade que se produz o Azeite Pousio Homenagem, certificado com o selo Olivares Vivos e distinguido com a Medalha de Grande Ouro no prestigiado concurso International Awards VIRTUS

🌿 Quer tornar o seu olival mais rentável e biodiverso?
Descubra como no Open Day do projeto LIFE Olivares Vivos+.

📅 30 de janeiro de 2026 | 09h30
📍 Herdade do Monte da Ribeira, Marmelar
📌 Localização: Herdade do Monte da Ribeira, 7960-011 Marmelar, Vidigueira | https://goo.gl/maps/pT5N6MTALkzTEewW6 (zona de estacionamento)

Programa:
 

09:30 – Chegada e Recepção dos participantes.

09:40 – Sessão de Boas-vindas – José Muñoz-Rojas, MED/Universidade de Évora & José Herrera, Universidade de Cádiz e Coordenador do projeto Olivares Vivos + em Portugal, Mariana Carmona, Herdade do Monte da Ribeira.

10:00 –  Apresentação do projeto LIFE Olivares Vivos+. – Eva Barrocas, MED/Universidade de Évora.

10:15 – Práticas agrícolas como promotoras de parâmetros de qualidade nos azeites virgem – Miguel Ferro, CEBAL/MED.

10:30 – Apresentação da Herdade do Monte da Ribeira (HMR), herdade parceira do Projeto LIFE OV+ – Mariana Carmona, Herdade do Monte da Ribeira.

10:45 – Apresentação do projeto Mainova, herdade parceira do Projeto LIFE OV+ – Bárbara Monteiro, Herdade da Fonte Santa.

11h30 – Saída para o campo – Visita aos olivais da Herdade do Monte da Ribeira.

13h – Almoço na Herdade do Monte da Ribeira.

A equipa do projeto LIFE Olivares Vivos + está a desenvolver um modelo agrícola inovador, que alia a recuperação da biodiversidade ao aumento da rentabilidade dos agricultores. Atualmente, este modelo está a ser testado em vários países europeus: Espanha, Portugal, Itália e Grécia.

Neste Open Day, terá oportunidade de conhecer:

✔️ O modelo de certificação Olivares Vivos+ baseado em resultados;
✔️ Indicadores de sustentabilidade aplicados ao setor olivícola & Práticas agrícolas como promotoras de parâmetros de qualidade dos azeites.
✔️ As experiências das herdades parceiras portuguesas:
• Herdade do Monte da Ribeira
• Mainova – Herdade da Fonte Santa

Inscrição necessária, gratuita mas com vagas limitadas: https://forms.gle/ekwxnVy83GbvvB8A8.

ABR 12-16, 2026

ABR 12-16, 2026

31st EGF General Meeting "Challenges and innovations for grasslands resilience"
A Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), em colaboração com o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (MED) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV, I.P.), tem a honra de organizar o 31st General Meeting da European Grassland Federation. Este evento de referência na área das pastagens e forragens reunirá entre 350 e 400 investigadores, académicos e profissionais de mais de 32 países europeus.

O congresso terá lugar na Universidade de Évora, de 13 a 16 de abril de 2026, antecedido por um pré-evento a 12 de abril e seguido de um post-tour ao arquipélago dos Açores, de 16 a 19 de abril.

Este evento reveste-se de particular importância para Portugal, onde as pastagens cobrem mais de 2 milhões de hectares, constituindo a maior utilização do solo agrícola nacional.

Além das sessões científicas, o programa incluirá uma Masterclass dirigida a estudantes de Mestrado e Doutoramento, dedicada ao tema “Metodologia de Estimativa de Emissões de Gases com Efeito de Estufa em Ecossistemas de Pastagens”, com a participação de especialistas europeus.

O congresso desenvolver-se-á em torno do tema “Challenges and Innovations for Grasslands Resilience”, estruturado em cinco grandes sessões:

  • Climate change and grasslands soil and water management
  • Agroforestry, pastoralism and society
  • Breeding for new challenges
  • Sustainable livestock production systems based on grasslands: Challenges and opportunities
  • Grasslands and rural land policy tools to face global challenges

Mais informações em https://events.iniav.pt/egf2026/.

A submissão de resumos decorre até ao dia 15 de maio de 2025. Saiba mais AQUI.

MAI 31 – JUN 4, 2027

MAI 31 – JUN 4, 2027

ITD27: International Transdisciplinarity (ITD) Conference - Universidade de Évora

A próxima Conferência Internacional sobre Transdisciplinaridade (ITD), ITD27, será organizada pela Universidade de Évora em Évora, Portugal, de 31 de maio a 4 de junho de 2027.

O ITD27 é organizado em colaboração com a Global Alliance for Inter- and Transdisciplinarity (ITD Alliance), a Network for Transdisciplinary Research (td-net) da Swiss Academies of Arts and Sciences, o MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento e o CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, da Universidade de Évora. O título da conferência é “Bridging Knowledge and Networks: Inter- and Transdisciplinarity for Transformative Change”. Os temas que estão a ser explorados incluem o papel da inter e da transdisciplinaridade na transformação sistémica entre o meio académico, as instituições de financiamento, a elaboração de políticas e outros sectores da sociedade, bem como a forma de reforçar as redes que promovem uma colaboração duradoura. Estes debates estão ainda a evoluir e baseiam-se em conhecimentos fundamentais de conferências anteriores. O objetivo é co-criar um espaço que aprofunde o diálogo e as ligações entre indivíduos, instituições e redes globais – promovendo a mudança transformadora através da colaboração.

Prevê-se que o convite à apresentação de contributos seja aberto em meados de 2026. As atualizações serão anunciadas no Boletim de Notícias da ITD Alliance e estarão imediatamente disponíveis no site da ITD27: https://itd-alliance.org/itd-conference/itd27/.

Reserve a data: 31 de maio a 4 de junho de 2027 e junte-se a nós em Évora!

Outros Eventos

JAN 18-23, 2026

XI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops

“XI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops” (Austrália)

Abstract submission deadline extended to August 15, 2025!
The XI International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, will take place in Tatura, Australia, from January 18–23, 2026.
Topics include sustainable irrigation, water stress, precision technologies, and protected cultivation.

Important dates:

  • Start of abstract submission: 15 January 2025
  • Deadline for abstract submission: 15 August 2025 (updated)
  • Deadline for abstract modification: 30 September 2025
  • Deadline for fulltext paper submission: 15 November 2025
  • Deadline for fulltext paper modification: 15 March 2026

More info: https://www.irrigation2026.com.au/

MAI 3-7, 2026

IX International Symposium on Almonds and Pistachios

The IX International Symposium on Almonds and Pistachios, which will be held in Lleida (Catalonia), Spain, from 3 – 7 May, 2026.

The deadline for abstracts submission has been extended to November 30, 2025. 

More information HERE.

JUN 1-3, 2026

8th INTERNATIONAL ISEKI-FOOD CONFERENCE

A Associação ISEKI-Food está a organizar a 8.ª Conferência Internacional ISEKI-Food, que terá lugar na Universidade do Algarve, em Faro, Portugal, de 1 a 3 de junho de 2026.

Sob o tema “Innovation in Research and Education for the transition to sustainable food systems”, a ISEKI-Food26 irá centrar-se na transição para sistemas alimentares sustentáveis e inovadores em três áreas principais: Educação e Formação, Investigação e Produção e Consumo Alimentar Responsáveis.

A conferência é dirigida a cientistas, profissionais e estudantes de universidades de todo o mundo, bem como à indústria alimentar, contribuindo para a aproximação entre universidades, investigação e indústria. Proporciona oportunidades para que os participantes troquem novas ideias e experiências de aplicação de forma presencial, estabeleçam relações empresariais ou de investigação e encontrem parceiros globais para futuras colaborações.

Mais informações aqui: https://isekiconferences.com/faro2026/

JUN 16-18, 2026

11th International Symposium "Monitoring of Mediterranean coastal areas"

The 11th Edition of International Symposium “Monitoring of Mediterranean coastal Areas: problems and measurement techniques” will take place in Livorno (Italy), in **16th -18th JUNE 2026**. 

The event, organized by Institute of BioEconomy -National Research Council of Italy (IBE-CNR) and SISEF, is addressed every two years to all the scholars of Mediterranean coastal areas.

The Symposium will be structured into the following general topics:

– FLORA AND FAUNA OF COASTAL ECOSYSTEMS: PROTECTION, MANAGEMENT, MONITORING

– MORPHOLOGY AND EVOLUTION OF COASTLINES AND SEABEDS

– COASTAL AND OFFSHORE ENGINEERING

– UNDERWATER AND COASTAL CULTURAL HERITAGE

– GEOGRAPHY, TOURISM AND LANDSCAPE OF THE COASTAL AREAS.
ENHANCEMENT, SAFEGUARDING AND DYNAMICS OF THE TERRITORY

The ABSTRACTS submission Deadline is extended to *24th NOVEMBER 2025*

More information: https://sympcoastmed.ibe.cnr.it/index.php/en/monitoring-of-mediterranean-coastal-areas-problems-and-measurement-techniques-2/

JUL 1-3, 2026

XIX Simpósio Ibérico de Nutrição Vegetal - NUTRIPLANTA2026
O Simpósio terá lugar na Faculdade de Ciências da Universidade de Granada, Espanha, nos dias 1, 2 e 3 de julho de 2026. Sob o lema «Next Generation», o NUTRIPLANTA2026 propõe-se a enfrentar o grande desafio de posicionar a nutrição vegetal como uma ferramenta essencial e estratégica para melhorar a produção e a qualidade dos produtos agrícolas destinados ao consumo humano, apoiar a implementação de uma agricultura verdadeiramente sustentável e aumentar a resiliência dos sistemas agrícolas face às alterações climáticas.