Estágio de Verão – Melhoramento de Plantas assistido por Marcadores Moleculares

Ago 5, 2020Notícias

Iniciou-se em 3 de agosto no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), um estágio de Verão subordinado ao tema “Melhoramento de Plantas assistido por Marcadores Moleculares – seleção de híbridos de videira como exemplo prático”, que integra alunos finalistas da Licenciatura em Biotecnologia da Universidade de Évora.

A atividade decorre sob a orientação da Investigadora Hélia Cardoso e do Prof. Augusto Peixe, e é apoiada pelo projeto “Programa de conservação e melhoramento genético da videira” financiado pelo FEADER e liderado pela empresa PLANSEL Lda.

No projeto, que conta com a participação de vários investigadores da Universidade de Évora, uma das linhas de trabalho está relacionada com a obtenção de plantas de videira resistentes ao oídio e ao míldio, seguindo uma estratégia de melhoramento convencional por hibridação entre castas Portugueses de referência, com elevada sensibilidade a esses fungos, e castas com resistência multi-loci.

Esta atividade permitirá aos alunos o aprofundar de conhecimentos e a aquisição de competências em técnicas de biologia molecular associadas à utilização de marcadores moleculares na seleção de plantas.