COVID-19 | Convite à Participação em Investigação

Mai 3, 2021

No âmbito do projeto ARCO-Alentejo Region Applied Research for COVID-19 da Universidade de Évora, estão a ser realizados dois estudos que contam com a participação de investigadores do MED:

1) Estudo epidemiológico para detetar a imunidade (presença de anticorpos) contra o SARS-CoV-2 e avaliar a sua evolução ao longo do tempo em indivíduos que tenham testado positivo à COVID-19 e em indivíduos vacinados, por comparação com indivíduos que tenham testado negativo à COVID-19. Este estudo envolve a colheita de uma pequena amostra de sangue. Assim, pede-se que, caso tenha realizado teste à COVID-19 (positivo ou negativo) ou esteja vacinado e disponível para participar, entre em contacto com a investigadora Marta Laranjo, através do email mlaranjo@uevora.pt, para mais informações ou para combinar todos os detalhes.

2) Estudo que envolve a recolha de saliva de indivíduos que testem positivo para a COVID-19. O objetivo é pesquisar a presença de moléculas que possam estar relacionadas com a sintomatologia desenvolvida. Nesse sentido, pede-se que, caso o seu teste tenha sido positivo e esteja disponível para participar com a recolha de saliva e indicação dos principais sintomas, comunique à investigadora Elsa Lamy, através do email ecsl@uevora.pt, de modo que a mesma entre em contacto consigo, para combinar os procedimentos.

A participação nestes estudos é anónima e voluntária!