Conferência Internacional de Engenharia Rural e Organização e Segurança do Trabalho em Agricultura decorreu na UÉvora com a colaboração do MED

Set 20, 2023Notícias

Realizou-se na Universidade de Évora nos passados dias 11, 12 e 13 de setembro a 40º Conferência Internacional da CIOSTA (Comissão Internacional para a Organização e Segurança do Trabalho em Agricultura) e da Secção V do CIGR (Associação Mundial de Engenharia Rural). Esta prestigiada Conferência, subordinada ao tema “Sustainable Socio-Technical Transition of Farming Systems”, foi organizada pelo Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora com a colaboração do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

O evento contou com a participação de delegados de diferentes nacionalidades, dos cinco continentes, e oriundos não só de Instituições do Sistema Científico e Tecnológico, como também da Indústria ligada ao setor agropecuário, o que contribuiu para uma discussão mais abrangente e agregadora dos principais tópicos inerentes à Agricultura e áreas afins.

A abertura do evento contou com a presença da Reitora da Universidade de Évora, Profª Hermínia Vilar, pela Vice-Presidente da CCDR Alentejo, Engª Carmen Carvalheira, pela Diretora do MED, Profª Fátima Baptista, pelo Presidente Eleito do CIGR, Prof. Claus Sorensen e pelo Presidente do CIOSTA, Prof. Vasco Fitas da Cruz.

A conferência teve a participação de diversos investigadores do MED-UÉvora, tendo sido apresentadas 10 comunicações orais, e para além da sessão de abertura, a Profª Fátima Baptista, Diretora do MED, participou ainda numa sessão especial onde teve oportunidade de apresentar as principais linhas de atuação do MED, bem como dar exemplos de alguns dos projetos em curso nesta unidade I&D.

Repartido em sessões técnicas e em sessões científicas, este encontro serviu como excelente polo para a apresentação de temas atuais para o setor agroalimentar tais como, Agricultura de Precisão, Bem-Estar Animal e Zootecnia de Precisão, Condições de Trabalho dos trabalhadores agrícolas, Digitalização em Agricultura e Sustentabilidade e Economia Circular.

Os trabalhos encerraram com uma visita técnica ao Lagar de Vale Travessos e ao empreendimento de fins múltiplos do Alqueva.

Sessão de Abertura da Conferência