Concurso “Horticultura como base de sustentabilidade ambiental, social e económica – Herdade do Azinhal”

Ago 9, 2022Financiamento & Formação

O concurso Horticultura como base de sustentabilidade ambiental, social e económica – Herdade do Azinhal é uma iniciativa da Herdade do Azinhal com o apoio do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) para premiar a melhor proposta de um projeto de horticultura a desenvolver no espaço da própria herdade, com uma atenção particular para a sustentabilidade ambiental, económica e social.

A Herdade do Azinhal é uma exploração agropecuária, localizada em Évora, que promove os ideais e processos de agricultura sustentável, regenerativa, tendencialmente orgânica, segundo um conceito de aproximação à autossustentabilidade ecológica. Alavancada nestes seus princípios fundadores, a Herdade do Azinhal com o apoio do MED decidiu premiar ideias de projeto de horticultura que incidam em processos adaptativos de mitigação e adaptação aos efeitos das alterações climáticas e apresentem soluções de mercado, de comercialização, de gestão com base na economia circular, e acima de tudo, credibilidade em termos de sustentabilidade ambiental, económica e social para a Herdade do Azinhal.

O prémio constitui-se por um valor monetário de 25.000€, prevendo a implementação do respetivo projeto na Primavera de 2023, e destina-se a jovens estudantes do 2º ano de mestrado em agronomia e afins, de economia e de gestão, nas suas vertentes da agro-economia, bem como recém-licenciados/mestres nestas áreas com experiência (até 5 anos). As equipas concorrentes deverão ser lideradas por um recém-licenciado/aluno de mestrado, podendo ser ainda constituídas por investigadores do MED e, cumulativamente, de outras instituições de investigação.

Mais detalhes acerca do concurso no regulamento.

Datas relevantes:
Data limite para a receção das Manifestação de Interesse – Fase 1 – 30 de setembro de 2022 (até às 23:59h).
Receção das Candidaturas – Fase 2 – de 3 de outubro a 24 de novembro de 2022 (até às 23:59h).