CEBAL vai arrancar com Ciclo de Conferências para promover estratégias de circularidade entre a agroindústria e a produção animal

Ago 25, 2021

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), lança em setembro, em formato online, o Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”. Este ciclo tem como objetivo promover a utilização de coprodutos agroindustriais na alimentação animal e contribuir assim para fomentar e dinamizar estratégias de circularidade entre as agroindústrias e o setor pecuário.

Nestas conferências, que decorrerão com periodicidade bimestral, o CEBAL contará com a presença de oradores convidados – investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição e produção animal – que partilharão o seu conhecimento e experiências com a utilização de coprodutos agroindustriais na alimentação animal. Os vários convidados darão a conhecer vários exemplos de desperdícios e/ou resíduos da agricultura e das agroindústrias que possam ser aplicados nas explorações pecuárias, promovendo assim uma maior sustentabilidade e circularidade nos setores agroindustrial e de produção animal.

“No CEBAL estamos cientes da necessidade de valorizar e aproveitar os coprodutos agroindustriais e do contributo que se impõe dar ao nível das agroindústrias e explorações pecuárias. As agroindústrias geram diversos resíduos que podem ser aproveitados para a alimentação animal, como substitutos de parte das matérias-primas convencionais, diminuindo assim a dependência de matérias-primas importadas. Neste sentido, desafiamos também o FECA a associar-se a este Ciclo de Conferências, pelos seus objetivos de contribuir para alavancar estratégias de circularidade na região, onde a produção animal, a agroindústria e a sustentabilidade, assumem o destaque”, afirma Olinda Guerreiro, investigadora do CEBAL – MED.

Esta iniciativa destina-se aos agentes ligados à produção animal, como produtores pecuários, nutricionistas e indústria de alimentos compostos para animais, mas também a produtores agrícolas e agroindustriais, à comunidade científica, bem como a todos os interessados no tema.

Este Ciclo de Conferências realiza-se no âmbito do Programa de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, cofinanciado pelo Alentejo2020, através do Fundo Social Europeu (FSE) (ALT20-05-3559-FSE-000076). O FECA é um projeto coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), que tem como principal objetivo a divulgação e disseminação de conhecimento sobre a Economia Circular na região do Alentejo, através da criação de uma rede de parceiros regionais do setor público e privado, da qual o CEBAL faz parte, e onde se debatem as oportunidades e os constrangimentos associados à economia circular na região.