CEBAL promove sessão online sobre o papel da diversidade do cardo na produção de queijos

Jan 19, 2021Notícias

Na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro, pelas 11h30, realiza-se a sessão online “Caracterização das populações silvestres de Cynara cardunculus” que contará com a presença de Elena Ordiales, Investigadora do Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario Extremadura (CTAEX), no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL).

Com o foco na produção de Cardo, como uma cultura importante na dinamização da economia rural, o CEBAL convida a investigadora Elena Ordiales que, juntamente com a sua equipa, têm estudado a diversidade genética do cardo da região da Extremadura, evidenciado a sua influência no processo de fabrico e na qualidade de queijos amanteigados, como é o caso da Torta del Casar – um dos queijos de Denominação de Origem Protegida (DOP) mais importantes da Extremadura.

O ponto de partida desta sessão será a apresentação dos resultados do estudo da variabilidade genética do cardo, bem como a sua influência na produção de queijos amanteigados. Durante a sessão serão também discutidas características de plantas de cardo tecnologicamente mais aptas para a produção de queijos de pasta mole. Iniciativas modelo que têm sido implementadas na Extremadura no que respeita à rentabilização da cultura do cardo, como agente coagulante, serão apresentadas.

A sessão online poderá ser acompanhada em direto na plataforma zoom.

É aberta ao público e pretende chegar a produtores, técnicos, entidades relacionadas com os setores Agrícola e Alimentar, Institutos de Ensino Superior e de Investigação, bem como a todos os interessados no tema.

O CEBAL pretende potenciar uma nova cooperação internacional com o CTAEX, tendo em conta o trabalho que tem sido desenvolvido, por ambas as instituições, em prol da caraterização de populações de cardo, em termos genéticos, químicos, agronómicos, bioquímicos e tecnológicos.
Um reforço transfronteiriço em prol da valorização económica de um recurso endógeno.