CEBAL | Conferência “Valorização dos Coprodutos da Olivicultura”

Jan 26, 2022Notícias

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), organiza no dia 28 de janeiro pelas 14h30 a terceira sessão do Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, com o tema “Valorização dos Coprodutos da Olivicultura – Projeto BISOLIVE – resultados preliminares”, com a participação de Divanildo Monteiro, Professor e Investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Nesta sessão serão apresentados os resultados preliminares do Projeto BISOLIVE que pretende valorizar os coprodutos da olivicultura pela sua utilização na alimentação do porco Bísaro, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa de Divanildo Outor Monteiro. O bagaço de azeitona estará em destaque nesta sessão, devido ao seu potencial enquanto fonte de ácido oleico que, quando incorporado na dieta de animais, pode influenciar positivamente a qualidade da carne e ser uma alternativa às matérias-primas convencionais.

Assim, com este projeto pretende-se avaliar o potencial uso do bagaço de azeitona como ingrediente na dieta dos porcos, a sua composição, o processamento e conservação, e os seus efeitos na qualidade da carne.
Tanto a raça Bísara como a raça alentejana coincidem geograficamente com as áreas mais importantes de produção olivícola em Portugal e cuja disponibilidade coincide com a fase de acabamento dos animais criados no sistema tradicional. Assim, a incorporação de bagaço de azeitona na dieta destes animais pode favorecer uma economia de proximidade e uma maior sustentabilidade dos setores agrícola e animal.

A conferência destina-se a investigadores, produtores ou outros agentes ligados à nutrição, produção animal e agroindústria, bem como a todos os interessados no tema.

A sessão online decorre na plataforma Zoom (link aqui ) . É aberta ao público e pretende chegar a todos os interessados no tema.

 

Esta é uma iniciativa bimestral promovida pelo CEBAL, em colaboração com o Fórum da Economia Circular do Alentejo (FECA), no âmbito do Programa de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, cofinanciado pelo Alentejo 2020.