CEBAL | Ciclo de Conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”

Nov 18, 2021

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), organiza no dia 23 de novembro pelas 18h a segunda sessão do Ciclo de conferências “Coprodutos Agroindustriais & alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, com o tema “Porco Saloio – O Oeste de Porco e Alma”, por João José Santos, Engenheiro Zootécnico e Promotor do projeto Porco Saloio.

Nesta sessão será apresentado o projeto Porco Saloio que tem como objetivo produzir uma carne de sabor e textura de excelência, de modo sustentável, aliando o que de bem faziam os nossos avós às exigências de mercado dos nossos dias. Porco Saloio é uma marca de carne de porco que assenta em 3 pilares: a raça – Malhado de Alcobaça; o modo de produção – criado ao ar livre; e a dieta – utilizando sobrantes da agroindústria da região Oeste.
Com o projeto Porco Saloio, o Eng. João José Santos, pretende colocar no mercado uma carne de porco distinta, assegurando as preocupações do consumidor com altos padrões de bem-estar animal, sustentabilidade da produção animal e utilização de recursos endógenos. Com a utilização dos coprodutos, para além de contribuir de forma ativa na redução do desperdício na cadeia alimentar na região Oeste, foram estabelecidos protocolos com os produtores armazenistas ou industriais, garantindo a remuneração destes fatores de produção, assegurando assim a sustentabilidade do setor.

O Webinar decorre na plataforma Zoom. Acesso ao link aqui.

 

Este Ciclo de Conferências realiza-se no âmbito do Programa de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, cofinanciado pelo Alentejo2020, através do Fundo Social Europeu (FSE) (ALT20-05-3559-FSE-000076). O FECA é um projeto coordenado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), que tem como principal objetivo a divulgação e disseminação de conhecimento sobre a Economia Circular na região do Alentejo, através da criação de uma rede de parceiros regionais do setor público e privado, da qual o CEBAL faz parte, e onde se debatem as oportunidades e os constrangimentos associados à economia circular na região.