Apresentação do filme “Herdade da Parreira – 50 anos a construir sustentabilidade”

Mar 29, 2022Notícias

A Herdade da Parreira e o MED da Universidade de Évora, na pessoa do Professor Mário Carvalho, têm colaborado num projeto inovador de sustentabilidade da produção agrícola ao longo dos últimos 30 anos, tendo por base uma gestão do modelo Agricultura de Conservação, com particular destaque na melhoria das condições do solo. A vocação dos 800 ha desta herdade situada em Ciborro, Montemor-o-Novo, são os sistemas agro-silvo-pastoris, com enfoque no Montado, onde as sinergias e complementaridades destas atividades conferem a viabilidade do negócio, em particular nas condições de solo e clima existentes.

A relevância internacional e o caráter inovador deste projeto foram reconhecidos com a atribuição do prémio europeu “Land and Soil Management Award” – promovido pela Syngenta e pela European Landowners Organization (ELO), com a chancela da Comissão Europeia, na sua edição 2015/2016. De entre os mais de 15 projetos a concurso, provenientes de 15 países diferentes, o projeto da Herdade da Parreira/MED foi considerado como aquele que envolvia os métodos mais inovadores e os resultados mais ambiciosos. O reconhecimento de tal prémio conferiu ainda mais destaque internacional à Herdade da Parreira, constituindo-se a mesma como um exemplo internacional de boas práticas de sustentabilidade agrícola.

Neste evento será apresentado o filme “Herdade da Parreira – 50 anos a construir sustentabilidade”, sobre este projeto de inovação e sustentabilidade agrícola, onde se detalham todos os métodos e estratégias utilizadas e resultados obtidos ao longo de todos estes anos. Num segundo momento, e com a intenção de alargar a discussão sobre o tema Agricultura sustentável e Conservação do solo ao meio académico, tecido empresarial e Administração pública, irá realizar-se um debate aberto “A gestão dos recursos naturais água e solo e a sustentabilidade dos sistemas agro-silvo-pastoris” com a moderação de Teresa Pinto Correia, Diretora do MED. A abertura do evento estará a cargo de Nuno Marques, proprietário da Herdade da Parreira e Ana Costa Freitas, Reitora da Universidade de Évora.

Recorde-se que em 2020, Nuno Marques lançou o livro “Herdade da Parreira- Sustentabilidade Económica e Ambiental – 1972-2020” pela altura dos 48 anos da Herdade, partilhando as experiências de gestão agrícola na Herdade da Parreira.

Vídeo sobre modelo de Agricultura de Conservação aplicado na Herdade da Parreira, com a participação de Mário Carvalho, Investigador do MED.