Apresentação de guias dedicados ao Parque Natural da Serra de São Mamede

Mai 18, 2022

O território do Parque Natural da Serra de São Mamede, situado no Nordeste Alentejano, possui um riquíssimo Património Natural caracterizado por uma elevada diversidade biológica e geológica. Os seus diversos habitats disponibilizam recursos naturais, prestam múltiplos serviços de ecossistema e são propícios para inúmeras atividades de lazer e turismo ecológico. Atraídos por esta riqueza ímpar, as populações humanas desde cedo ocuparam o território e deixaram vestígios da sua presença, desde a Pré-história até à atualidade.

Com o intuito de informar, divulgar e enriquecer a literacia científica de quem visita ou pretende visitar o Parque, foram produzidos 4 guias dedicados ao Micobiota, Flora, Fauna e Geodiversidade/Património Arqueológico, onde se ilustram e descrevem os aspetos mais relevantes de cada um dos temas.

Deseja-se com estes guias comunicar, sensibilizar e promover a visitação ambientalmente informada a este Parque Natural tão singular.

Estas publicações foram financiadas pelo Projecto ALT20-08-2114-FEDER-000216 – Centro de Interpretação e Portas de Entrada do Parque Natural da Serra de S. Mamede; da responsabilidade da Universidade de Évora e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; com o apoio das Câmaras Municipais de Marvão, Arronches, Castelo de Vide e Portalegre.

A sessão de apresentação dos manuais terá lugar no próximo dia 21 de maio no Auditório da Quinta dos Olhos de Água, em Marvão, pelas 14h30. A abertura será feita por Olga Martins, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, e Luís Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Marvão. De seguida, Celeste Silva, Docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora e Inevstigadora do MED, fará a apresentação dos guias temáticos. O programa termina com uma visita interpretativa à Quinta dos Olhos de Água. O evento é gratuito mas carece inscrição: https://forms.gle/D1ePo5mFKDkqJma39.

No dia 24 de maio, estes manuais serão também apresentados num webinar inserido na iniciativa “ciclo de webinars às terças” dinamizada pelo ICNF, Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, que terá como tema ”Biodiversidade, Geodiversidade e Património Arqueológico do Parque Natural da Serra de São Mamede”. Inscrições para o webinar mediante formulário: https://forms.gle/qyAv3AZbwT1MN9zA7