Apresentação de guias dedicados ao Parque Natural da Serra de São Mamede na UÉvora

Jun 15, 2022Arquivo

O território do Parque Natural da Serra de São Mamede, situado no Nordeste Alentejano, possui um riquíssimo Património Natural caracterizado por uma elevada diversidade biológica e geológica. Os seus diversos habitats disponibilizam recursos naturais, prestam múltiplos serviços de ecossistema e são propícios para inúmeras atividades de lazer e turismo ecológico. Atraídos por esta riqueza ímpar, as populações humanas desde cedo ocuparam o território e deixaram vestígios da sua presença, desde a Pré-história até à atualidade.

Com o intuito de informar, divulgar e enriquecer a literacia científica de quem visita ou pretende visitar o Parque, foram produzidos 4 guias dedicados ao Micobiota, Flora, Fauna e Geodiversidade/Património Arqueológico, onde se ilustram e descrevem os aspetos mais relevantes de cada um dos temas.

Deseja-se com estes guias comunicar, sensibilizar e promover a visitação ambientalmente informada a este Parque Natural tão singular.

Estas publicações foram financiadas pelo Projeto ALT20-08-2114-FEDER-000216 – Centro de Interpretação e Portas de Entrada do Parque Natural da Serra de S. Mamede; da responsabilidade da Universidade de Évora e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; com o apoio das Câmaras Municipais de Marvão, Arronches, Castelo de Vide e Portalegre.

Os manuais têm vindo a ser apresentados nos municípios envolvidos no projeto e no próximo dia 20 de junho terá lugar uma sessão de apresentação na Universidade de Évora [Sala 124 do Colégio Espírito Santo]. A abertura do evento será feita por Augusto Peixe, Pró-Reitor para o Apoio às Unidades Científico-Pedagógicas da UÉ, Clara Grácio, Diretora da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, e Carlos Pinto Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora (a confirmar). De seguida, Olga Martins, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo fará o enquadramento e por fim, Celeste Silva, Docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora e Investigadora do MED, fará a apresentação dos guias temáticos.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória através de formulário: https://forms.office.com/r/yKiWkUWm7S