Aluno de Doutoramento do MED – UÉvora distinguido com o prémio de Melhor Poster na Conferência Advances in Nematology 2021

Jan 4, 2022Notícias

David Pires, aluno de Doutoramento do MED na Universidade de Évora, foi recentemente distinguido com o prémio de Melhor Poster na Conferência Advances in Nematology 2021, atribuído pela Association of Applied Biologists (AAB). David Pires frequenta o programa doutoral em Biologia da Universidade de Évora, em que o MED participa como Centro de Investigação Associado, sendo esta a sua instituição de acolhimento, em conjunto com o INIAV, I.P. Os seus orientadores são Cláudia Vicente (Investigadora do MED-UÉvora e do INIAV, I.P.), Manuel Mota (Investigador do MED e Docente na Universidade de Évora) e Maria de Lurdes Inácio (Investigadora do INIAV, I.P.). Este é um reconhecimento que evidencia a excelência do trabalho desenvolvido pelos Laboratórios de Nematologia das duas instituições.

O nemátode da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus), organismo que causa a doença da murchidão do pinheiro, é difícil de controlar, mas neste estudo David Pires e os seus orientadores desenvolveram alguns ensaios usando fungos antagonistas (Esteya spp.) que se revelaram promissores no biocontrolo do nemátode em pinheiro-bravo.