A Noite Europeia dos Investigadores está de regresso a Évora!

Set 21, 2021Notícias

A iniciativa terá lugar já na sexta feira, dia 24 de setembro, entre as 16h e as 23h, com um programa on-line nacional, e atividades presenciais na Praça do Giraldo, na Associação Comercial (ACDE), na Torre do Sertório e, ainda, na Herdade da Mitra, destinadas a todas as faixas etárias. ​ Ciência para o Clima é o mote desta edição!

A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) é um evento que ocorre desde 2005 e tem o intuito de aproximar a ciência dos cidadãos, através de demonstrações práticas de como a investigação científica contribui para a resolução de questões importantes para a nossa sociedade. Ao todo, são implementados 55 projetos NEI, que decorrem em 433 cidades de 27 países, maioritariamente Europeus. Neste evento multinacional, participam mais de 36.000 investigadores, cada ano, e esperam-se mais de 1,6 milhões de visitantes.

Em 2021, o tema da NEI é Ciência para o Clima (SCICLI – Science for Climate), centrando-se nas suas dimensões social, económica e ambiental e, em particular, no seu contributo para a sustentabilidade planetária e neutralidade climática. Neste sentido, o evento nacional alinha-se de forma clara com o Pacto Ecológico Europeu, que propõe que o impacto no clima seja neutro até 2050, através da promoção de iniciativas que protegem o meio ambiente e impulsionam a economia verde, reduzindo a poluição.

A iniciativa terá lugar no dia 24 de setembro, entre as 16h e às 23h, com um programa on-line nacional, e atividades presenciais concomitantes em Lisboa, Braga, Coimbra e Évora. ​

O MED reconhece o contributo relevante da NEI para a literacia científica, tanto nacional como internacional, tendo os seus Investigadores participado de forma massiva nas suas edições anteriores. Nesta edição, o MED esteve ativamente envolvido na coordenação da NEI em Évora, em particular, como responsável pela coordenação da comunicação, e envolvendo quarenta investigadores em mais de uma dezena de atividades.

Programação de Évora

Em Évora, a NEI concentra-se na Praça do Giraldo e tem como objetivo aproximar investigadores e cidadãos. Este evento procura sensibilizar a sociedade para a importância da investigação científica através da interação direta entre os investigadores e a sociedade civil. As artes, humanidades e ciências são apresentadas a crianças, jovens e adultos de forma dinâmica e criativa.

Para além das atividades a decorrer na Praça do Giraldo, a NEI em Évora também contará com a projeção de vídeos na Associação Comercial do Distrito de Évora (ACDE), conversas sobre alterações climáticas, utilização de equipamentos tecnológicos reativados recentemente, na estação meteorológica da Torre do Sertório, e ainda, um Passeio ao luar (das 20h30 às 22h30), à descoberta da fauna noturna na Herdade da Mitra.

Ao todo são 23 projetos interativos destinados a todas as faixas etárias, com foco nos jovens, encorajando-os a contribuir ativamente com soluções, através da escolha de carreiras científicas. As atividades são coordenadas pela Universidade de Évora, e contarão com o apoio de aproximadamente 70 investigadores e voluntários, pertencentes às diferentes Unidades de Investigação desta universidade.

Toda a programação está disponível no site:

https://noitedosinvestigadores.org/programa-evora/ e através do Facebook (@noitedosinvestigadorespt) e Instagram (@neinvestigadores).

A ciência veio para a cidade e Évora é o nosso espaço. Participe!