22&29 NOV | Workshop de Propagação Vegetativa de Cynara Cardunculus

Nov 19, 2021

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) irá realizar o workshop “Propagação vegetativa de Cynara cardunculus”, nos próximos dias 22 e 29 de novembro. Esta é uma sessão de transferência de conhecimento, com uma componente teórica seguida de uma componente prática de campo, de forma a proporcionar um conhecimento da realidade produtiva deste recurso endógeno. Propagar vegetativamente plantas de cardo, é o objetivo desta sessão.  

O cardo é um recurso endógeno cuja flor é utilizada na produção de queijos, mas que o conhecimento atual evidencia a multifuncionalidade desta planta, não só no fabrico do queijo, mas também como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica, bem como fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais. Nesta perspetiva, a propagação de plantas de interesse é extremamente relevante para a valorização económica do cardo, garantindo a diferenciação e estabilidade produtiva.

O workshop decorrerá no dia 22 de novembro em Beja, e no dia 29 de novembro em Évora. O workshop terá uma sessão teórica e uma prática em contexto de campo. A sessão teórica ficará à responsabilidade da investigadora Liliana Marum do CEBAL, que irá falar de diferentes técnicas e materiais de propagação vegetativa, com uma análise detalhada do cardo. A sessão prática de campo será conduzida pela equipa do projeto CynaraTeC, permitindo a todos os participantes a manipulação direta do material vegetal, com possibilidade de obtenção e plantação de mudas de cardo.

Em Beja a sessão decorrerá no Centro Hortofrutícola do Instituto Politécnico de Beja (localização aqui), e a sessão de Évora decorrerá no Polo da Mitra da Universidade de Évora (localização aqui). As sessões terão início às 14h30, ocorrerá em formato presencial, com um limite de 10 participantes. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, até ao dia 21 de novembro para o workshop do dia 22 em Beja, e até ao dia 28 de novembro para o workshop de dia 29 em Évora, através do formulário (aqui).

Estas sessões estão inseridas no projeto CynaraTeC financiado pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, um projeto de transferência de conhecimento e tecnologia que pretende unir a investigação científica a diferentes setores industriais no apoio à valorização do Cardo.

Para mais informações consulte o site www.cebal.pt, a página de Facebook do CEBAL, ou contacte através do telefone 284 314 399.