Universidade de Évora Copromotora do Projeto Mobilizador BIOma

Jul 31, 2020Notícias

No dia 1 de julho de 2020 iniciou-se o projeto mobilizador de I&DT “BIOma – Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar”, no qual a Universidade de Évora é co-promotora com a participação dos Professores Fátima Baptista, Vasco Fitas da Cruz, José Rafael Silva e da Investigadora de Pós-doutoramento Patrícia Lourenço, do MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development e do Departamento de Engenharia Rural, e do Professor Rui Fragoso do CEFAGE e do Departamento de Gestão.

O projecto BIOma reúne um consórcio alargado de 24 entidades nacionais inseridas na fileira agroalimentar e tem como objectivo abordar as temáticas de: 1) sustentabilidade; 2) desperdício alimentar; 3) valorização de subprodutos e resíduos agroalimentares; 4) rastreabilidade; 5) ecossistema digital.

A UEVORA vai participar em 3 das 6 PPS, nomeadamente, PPS 1 siBIO: Solução digital de avaliação de sustentabilidade para a cadeia de valor agroalimentar; PPS 5 BIOecosystem: Soluções de Bioeconomia para o mercado através do ecossistema Digital Innovation HUB; e PPS 6: Gestão e disseminação do projeto BIOma. Este projecto tem uma duração de 36 meses, com conclusão a 31-06-2023.