Laboratório de Entomologia

Criação, manutenção, identificação e manuseamento de artrópodes, como suporte a estudos de em culturas agrícolas, a sua actividade tem-se especializado na realização de diversos estudos sobre biodiversidade, ecologia e biologia molecular de artrópodes, no âmbito da cultura do olival, quer ao nível das suas pragas, quer ao nível dos insectos auxiliares (predadores e parasitoides)

Equipa

Fernando M. C. T. Rei

Fernando M. C. T. Rei

Ivo Lourenço Dias

Ivo Lourenço Dias

Contactos

Laboratório de Entomologia Agrícola, MEDUniversidade de Évora – Pólo da MitraApartado 947006-554 Évora, Portugal

+351 266 760 800*

frei@uevora.pt

* Custo de chamada rede fixa nacional

Sobre

O Laboratório de Entomologia do MED, foi constituído no ano de 2005, para a realização de estudos sobre artrópodes com relevância nos ecossistemas agrícolas. Laboratório vocacionado para a cria, manutenção, identificação e manuseamento de artrópodes, como suporte a estudos de em culturas agrícolas, a sua actividade tem-se especializado na realização de diversos estudos sobre biodiversidade, ecologia e biologia molecular de artrópodes, no âmbito da cultura do olival, quer ao nível das suas pragas, quer ao nível dos insectos auxiliares (predadores e parasitoides). Apesar de ser uma infraestrutura polivalente, especialmente orientada para a investigação, presta igualmente apoio aos ensinos e à comunidade.  Localiza-se no Edifício Central do Pólo da Mitra, da Universidade de Évora, sendo composto por vários espaços, quer de uso geral, quer para biologia molecular e de apoio a trabalhos experimentais, contando ainda com um insectário.

Prestação de serviços

O apoio do Laboratório de Entomologia Agrícola, à comunidade, tem-se concretizado na realização de exames de diagnóstico, para identificação de artrópodes. Maioritariamente fitófagos, presentes em diversas culturas agrícolas, assim como o subsequente aconselhamento para a implementação de medidas para a sua limitação, quando necessário. Paralelamente tem procedido a serviços de consultadoria no âmbito da Protecção Integrada (ex: estimativa de risco) e da Biodiversidade de artrópodes, em culturas agrícolas.

Investigação

O Laboratório de Entomologia tem sido uma peça essencial para a execução de vários projectos de investigação, desde o ano de 2005, dedicados ao estudo e gestão de pragas agrícolas, em particular as associadas ao olival. Neste âmbito, o insectário do Lab. de Entomologia é um espaço de grande utilidade para a instalação e manutenção de várias espécies de insectos, desde pragas a auxiliares, posteriormente utilizados em trabalhos experimentais associados a projectos de investigação. Possui ainda um espaço dedicado a trabalhos de biologia molecular com artrópodes, e diversos recursos com elevada ampliação óptica, essenciais para a identificação sistemática de artrópodes.

Ensino

Ao longo dos anos da sua existência, o Laboratório tem prestado apoio na demonstração e divulgação prática da investigação científica, quer a alunos da Universidade de Évora, quer a alunos do ensino secundário, de vários estabelecimentos de ensino da região do Alentejo. Também tem colaborado na realização de trabalhos experimentais no âmbito de várias disciplinas associadas à protecção das culturas, constantes na licenciatura em Agronomia, e nos Mestrados em Engenharia Agronómica, em Olivicultura e Azeite, e em Viticultura e Enologia. Complementarmente, tem servido de apoio à realização de diversos trabalhos experimentais, associados a teses de Mestrado, no âmbito dos citados cursos de 2º ciclo.