Open Lecture | Using choice experiments to understand sustainable development in remote areas of Amazonas State, Brazil (James R. Kahn)
Data e hora: 26 de setembro de 2025, 14h00 – 16h00
Local: Universidade de Évora – Pólo da Mitra – Sala de Conferências
Online: https://meet.google.com/yqv-zxvz-jbr
O MED convida toda a comunidade académica e o público interessado a assistir à palestra “Using choice experiments to understand sustainable development in remote areas of Amazonas State, Brazil”, proferida por James R. Kahn, Professor Emérito de Economia e Estudos Ambientais na Washington and Lee University (2000-2023) e Professor Colaborador na Universidade Federal do Amazonas desde 1992.
Resumo da palestra
O estudo que irá apresentar resulta de um inquérito realizado em nove comunidades ribeirinhas remotas da região do Médio Rio Negro, no município de Barcelos (Brasil). As respostas recolhidas evidenciam os principais obstáculos ao desenvolvimento sustentável sentidos pelas populações locais. Através de modelos de escolha, são identificados os componentes mais relevantes do bem-estar, bem como as políticas preferidas, incluindo a valorização de bens públicos, como o aumento das populações de peixes.
Sobre o orador
James R. Kahn obteve o doutoramento em Economia pela University of Maryland (1981), com especialização em Economia Ambiental. Foi Professor na State University of New York – Binghamton e na University of Tennessee, tendo-se dedicado ao longo da sua carreira a temas como recursos marinhos, valoração ambiental, políticas energéticas, alterações climáticas, silvicultura sustentável, desflorestação e desenvolvimento sustentável na Amazónia.
É ex-Presidente da US Society for Ecological Economics, foi editor da revista Ecological Economics, Research Fellow do CNPq (Brasil) e Fulbright Scholar no Brasil. O seu trabalho tem sido financiado por diversas agências nos EUA e no Brasil, incluindo a organização e edição da Research Encyclopedia of Environmental Economics (Oxford University Press). Entre 2000 e 2017, dirigiu o Programa de Estudos Ambientais na Washington and Lee University.