Roteiro para a Gestão dos Fluxos Gerados na Atividade Agropecuária

Esta publicação foi realizada no âmbito do Projeto GoEfluentes – Efluentes de pecuária: abordagem estratégica à valorização agronómica/energética dos fluxos gerados na atividade agropecuária (PDR2020-1.0.1-FEADER- 031831), financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020, Medida 1. Promoção para a Inovação, Ação 1.1. Inovação por Grupos Operacionais. O GOEfluentes envolveu entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (INIAV, ISA, UTAD, UÉvora), Associações de Produtores (IACA, FPAS, APCRF), tecido Empresarial (Alirações, Campoaves, Leal & Soares, Ingredient Odyssey, Valorgado, TTerra). Na Universidade de Évora, o projeto foi coordenado por Vasco Fitas Cruz, Professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora e Investigador do MED.

A presente edição do Roteiro para a Gestão dos Fluxos Gerados na Atividade Agropecuária constitui um dos resultados do projeto GoEfluentes, tornando-o acessível a todo o sector e de extrema importância para todos os atores envolvidos na potenciação desta cadeia de valor. O Roteiro aborda as principais áreas de interesse no domínio dos efluentes e dos coprodutos dos sistemas intensivos de produção animal. Espelha uma preocupação, sempre que tal se revelou pertinente, em apresentar os resultados obtidos na forma de casos de estudo, acompanhados pelos  desenvolvimentos metodológicos estabelecidos, as boas práticas demonstradas e os indicadores encontrados.