MED às 4as | 21 maio

Mai 16, 2025Notícias

No dia 21 de maio, pelas 14h, realiza-se mais uma sessão do “MED às 4as”, as conversas de ciência com café promovidas pelo MED.

Nesta sessão, contaremos com a participação de Margarida Espada, investigadora do MED, que nos falará sobre os mecanismos moleculares de parasitismo em nemátodes fitoparasitas, com destaque para as estratégias do projeto NemaWAARS no controlo do nemátode da madeira do pinheiro.

Teremos ainda a apresentação de Emanuel Carreira, também investigador do MED, que partilhará os resultados do projeto exploratório Dynamic ECO-SPAA, financiado pelo MED, centrado na conservação e melhoria do ecossistema Montado, com recurso a tecnologias de Agricultura de Precisão e metodologias de monitorização integrada do solo, das pastagens, das árvores e dos animais em pastoreio.

Junte-se a nós na Sala de Conferências do Polo da Mitra, na Universidade de Évora ou via Zoom (Link de acesso AQUI).

Banner MED às 4as 16 de abril 2025

Mecanismos moleculares de parasitismo em nemátodes fitoparasitas

Oradora: Margarida Espada

Os nemátodes fitoparasitas são um dos principais causas de perdas económicas no sector agroflorestal. A rápida disseminação destes organismos causa impacto ao nível da sustentabilidade dos sistemas agroflorestais e de perda de biodiversidade. 
Para encontrar novas soluções sustentáveis é crucial compreender os mecanismos moleculares através dos quais os organismos parasitam os seus hospedeiros.  As proteínas de parasitismo (effectors) produzidas pelos nemátodes são essenciais para o sucesso da interação com o hospedeiro permitindo a sua migração, alimentação e supressão das defesas.
O projecto NemaWAARS pretende compreender de que forma o parasitismo é regulado com o objetivo de  identificar elementos moleculares reguladores de expressão de genes de parasitismo do nemátode da madeira do pinheiro. Por princípio, se bloquearmos a expressão do(s) regulador(es), consequentemente a expressão de genes de parasitismo será afetada e poderá reduzir a capacidade de infeção. Esta estratégia poderá ser uma área promissora para explorar novos mecanismos de controlo.

Conservação e melhoria do ecossistema Montado: monitorização e otimização do solo, das pastagens, das árvores e dos animais de pastoreio (Dynamic ECO-SPAA)

Orador: Emanuel Carreira

Este trabalho teve como objetivo testar abordagens tecnológicas que permitam aprofundar o conhecimento sobre o ecossistema do Montado Mediterrânico e apoiar a tomada de decisão na gestão diferenciada do solo e na intensificação sustentável da produção. 
A investigação decorreu na mesma parcela experimental (ECO-SPAA), situada na Herdade da Mitra, onde se iniciaram as primeiras experiências há 4 anos, com a implementação de duas formas de gestão da fertilidade do solo (com vs. sem aplicação de calcário) e dois sistemas de pastoreio de ovinos (contínuo e de baixa taxa de encabeçamento vs. intermitente e variável de alta taxa de encabeçamento – pastoreio diferido).
A integração de tecnologias de Agricultura de Precisão e metodologias de monitorização síncrona do solo, das plantas e dos animais foi explorada com o objetivo de avaliar o potencial de suporte e os limites de sustentabilidade deste ecossistema, com base em: (i) características do solo; (ii) produtividade, valor nutricional e composição florística da pastagem; (iii) seletividade do pastoreio.