Investigadores do MED-UÉvora na primeira reunião anual do projeto SOLO

Jan 3, 2024Notícias

A saúde do solo é essencial para os serviços dos ecossistemas, tal como para a produção de alimentos nutritivos, a filtragem da água da chuva e a atenuação dos efeitos das alterações climáticas. O projeto SOLO visa criar um centro de conhecimento para a investigação e inovação no domínio da saúde do solo e apoio à Missão Solo da União Europeia (EU) através do desenvolvimento de roteiros temáticos de investigação e inovação, de um roteiro de investigação e inovação (I&I) da UE, bem como de diferentes indicadores-chave de desempenho para a I&I.

De 5 a 7 de dezembro de 2023, o projeto SOLO realizou a segunda reunião de consórcio em Barcelona, organizada pelo Leitat Technological Center, parceiro do projeto. O objetivo desta reunião foi unir os parceiros do projeto, os membros dos grupos de reflexão (Think Tank), e outros especialistas externos e proporcionar-lhes a oportunidade de co-criar soluções em conjunto. A reunião contou com mais de 50 participantes.

O primeiro dia da reunião, realizada no Dia Mundial do Solo – 5 de dezembro, centrou-se na pedra angular do projeto – os Think Tank. Estes grupos de reflexão irão co-desenvolver a Missão Solo da União Europeia “A Soil Deal for Europe” facilitando o intercâmbio de conhecimento, estabelecendo uma ligação sólida com os projetos atuais e futuros da UE e com projetos internacionais no domínio da saúde do solo. Cada Think Tank liderado por um parceiro SOLO diferente, corresponde a um objetivo da Missão Solo e apoia metas concretas.

A equipa da Universidade de Évora envolvida no projeto SOLO ficou dedicada ao objetivo “Prevenção da Erosão”, sendo responsável pelo respetivo Think Tank. Integram esta equipa os investigadores do MED-UÉvora: Isabel Brito, Maria Helena Guimarães, Sérgio Prats Alegre, Teresa Nóvoa e Teresa Pinto Correia.

Os workshops dos grupos de reflexão continuaram durante o segundo dia do evento e incluíram muitas sessões interativas destinadas a identificar as lacunas de conhecimento em cada Think Tank e trabalhando em conjunto para encontrar possíveis soluções. Os parceiros do projeto SOLO NIOO-KNAW e Fraunhofer conduziram uma sessão sobre a estratégia para estabelecer o roteiro europeu de I&I, seguida de uma sessão interativa sobre a transversalidade dos Think Tank.

O último dia da reunião explorou outros aspetos do SOLO, como a Plataforma de Publicação “Soils for Europe” desenvolvida pela Pensoft, que será utilizada pelos membros do Think Tank para criar e publicar diferentes documentos.

Depois disso, a Universidade de Évora, parceira do projeto, conduziu uma sessão que se centrou nas “Semanas do Solo” de 2024 – eventos que todos os países do projeto organizarão anualmente para discutir os objetivos da Missão Solo e recolher feedback a nível nacional e apoiar o processo de identificação das lacunas de conhecimento.

A reunião terminou com um resumo dos resultados globais de cada sessão pelos líderes dos Think Tank, que lançaram as bases para os próximos anos. O evento foi uma excelente oportunidade para os parceiros do projeto se encontrarem pessoalmente e estabelecerem relações de colaboração com várias partes interessadas de toda a Europa.

Disclaimer: Project SOLO (Soils for Europe) is funded by the European Union under grant agreement No. 101091115. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Commission. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.