Investigadores do MED contribuem para documento europeu sobre lacunas de conhecimento na prevenção da erosão do solo
Um grupo de investigadores do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento coordenou e integrou a autoria de um novo documento publicado na revista Soils for Europe, que identifica as principais lacunas de conhecimento, e o que deve ser feito para reduzir a erosão do solo na Europa.
O artigo, intitulado “Outlook on the knowledge gaps to reduce soil erosion”, resulta do trabalho do Think Tank sobre Prevenção da Erosão do Solo, criado no âmbito do projeto europeu SOLO – Soils for Europe, que apoia a Missão Solo da União Europeia. Trata-se da segunda publicação do grupo, desenvolvida de forma iterativa ao longo de várias rondas de revisão, com contributos de autores de diferentes áreas de atuação (academia, administração pública, setor privado e sociedade civil) e de diversas disciplinas científicas.
Principais lacunas de conhecimento
O documento analisou diversas lacunas no conhecimento sobre a erosão dos solos e destaca 10 lacunas prioritárias (Top 10 knowledge gaps) que necessitam de investigação e ação urgente:
- Co-construção de técnicas de prevenção da erosão do solo e estratégias de campo com os produtores
- Co-desenvolvimento de ferramentas que possam apoiar a tomada de decisão de proprietários e gestores do solo
- Representação das perdas de serviços de ecossistema resultantes da erosão do solo
- Mapas de risco de erosão do solo
- Interações entre processos naturais e antropogénicos de erosão do solo, e os impactos societais
- Criação de uma Rede de Monitorização da Erosão do Solo a nível da UE, incluindo sítios experimentais de longo prazo
- Aumentar a sensibilização para a erosão do solo e os seus impactos
- Definição de referenciais (benchmarks) para a saúde do solo
- Evidência científica dos potenciais benefícios e dos compromissos específicos a cada contexto das Soluções Baseadas na Natureza
- Taxas de erosão do solo que incluam processos de erosão em várias escalas

Os autores defendem ainda que é essencial envolver diretamente agricultores, técnicos, e gestores públicos na criação e implementação das soluções, promover educação e literacia sobre os solos em toda a sociedade, e reforçar os mecanismos de governança e incentivo económico que favoreçam práticas de uso sustentável do solo.
Uma visão para políticas europeias
Este trabalho fornece uma base de evidência científica para orientar a agenda de investigação e inovação da União Europeia, no quadro da Missão Solo: A Soil Deal for Europe, que tem como meta garantir que 75% dos solos da UE sejam saudáveis até 2030.
Com esta contribuição, os investigadores do MED reforçam o papel de Portugal na construção de políticas e práticas sustentáveis para proteger um dos recursos mais preciosos do planeta: o solo.
Leia o artigo na íntegra, disponível em https://journal.soils4europe.eu/article/150281/