Destaques do VIII PhD Students Meeting in Environment and Agriculture

Dez 15, 2023Notícias

No início desta semana, dias 11 e 12 de dezembro, teve lugar no Pólo da Mitra da Universidade de Évora a 8ª Edição do Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA).

Pela primeira vez este encontro teve um carácter internacional, e assim se pretende que continue, segundo a organização do EEDAA.

Os trabalhos arrancaram no dia 11 de dezembro pela manhã, após a abertura solene que contou com a presença da Diretora do MED, Professora Fátima Baptista, e do Diretor do Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, Professor Rui Salgado.

Nos dois dias do evento foram realizadas 26 comunicações orais e estiveram expostos 46 posters científicos. O evento contou com mais de 100 participantes, dos quais 71% eram estudantes de doutoramento, provenientes de universidades portuguesas, espanholas, francesas, italianas e tunisinas.

Para além das comunicações orais e por poster, o VIII EEDAA contou ainda com a presença de dois investigadores, de renome nas áreas de Ambiente e Agricultura, convidados para a apresentação de conferências plenárias: Paulo Borges (Universidade dos Açores, cE3c) e Hatem Belhouchette (CIHEAM – Montpelier).

O segundo dia do VIII EEDAA culminou com sessão de encerramento onde foi feita a entrega dos prémios de melhor poster e de dois Prémios MED.

Este ano foram atribuídos quatro prémios para o melhor poster:

• 1º Lugar, Ana Paulino (CEBAL) – “RNA-Seq analysis at two different developmental stages of Cynara cardunculus
  • 2º Lugar, Mariana Patanita (UÉvora) – “Transcriptomic profiling of grapevine cultivars reveals candidate genes associated with trunk diseases symptomatology”
  • 3º Lugar ex-aequo Inês Silva (UÉvora) – “Unveiling Microbiota within the Rocaille-Adorned Garden Grotto at Condes de Basto Palace, Évora, Portugal”
  • 3º Lugar ex-aequo Mónica Marques (UÉvora) – “Establishment of a callogenesis protocol of Ceratonia siliqua to further explore its applicability for metabolites production”

Este ano foi entregue pela segunda vez o Prémio Solange Oliveira para melhor tese de doutoramento e foi atribuído pela primeira vez o Prémio Mário Carvalho, que pretende homenagear e reconhecer a carreira de excelência de investigadores com papel marcante nas áreas estratégicas do MED. Os laureados com os Prémios MED foram:

• Prémio Solange Oliveira – Rui Machado, que defendeu este ano a sua tese de Doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais na Universidade de Évora, com o título: “Construction and application of a landscape dynamics assessment tool”.
  • Prémio Mário Carvalho – Teresa Pinto Correia, Geógrafa e Professora Catedrática na Universidade de Évora.

Galeria de imagens completa :