Produtores e consumidores em diálogo no âmbito do projeto GI SMART
No dia 16 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, o projeto GI SMART promoveu um World Café dedicado ao tema “Diálogos entre produtores e consumidores sobre produtos com Indicação Geográfica (IG)”.
O objetivo deste encontro foi estabelecer um diálogo, envolvendo várias partes interessadas neste tema, através de uma cooperação multigeracional, de modo a criar novas perspetivas, sobre a temática dos produtos IG, baseadas na inteligência coletiva.
O World Café envolveu 6 produtores e 12 consumidores, que rodaram entre 3 mesas e debateram temas como:
1) o papel das IG nas dietas sustentáveis;
2) o papel das IG nas dietas saudáveis;
3) como melhorar a perceção dos consumidores sobre os atributos das IG.
Este evento, considerado como muito interessante e útil, pelas diferentes partes envolvidas, produziu diversas ideias e conclusões, que serão agora reunidas com os resultados dos diferentes World Cafés, realizados nos diferentes países das instituições que integram o consórcio.
O projeto GI SMART (Geographical Indication’s contribution to Smart Territorial Development and Sustainability: Insights for GIs producers, policy makers, consumers and local communities) é financiado pelo Programa Horizonte Europa, e tem como objetivo gerar recomendações baseadas na evidência que permitam reforçar o contributo das GI para o desenvolvimento sustentável dos territórios, no âmbito da estratégia europeia “Farm-to-fork”.
O consórcio, composto por 16 entidades europeias, é coordenado, na Universidade de Évora, por Raquel Lucas (MED-UÉvora), contando ainda com a participação de Elsa Lamy, Pedro Henriques e Fernando Capela e Silva (também investigadores MED-UÉvora) e Cristina Marreiros (CEFAGE).