Laboratório de Microbiologia (UEVORA)

Serviços, Investigação e Ensino na área da Microbiologia

Apartado 94
7006-554 Évora, Portugal

Investigação

Linhas de investigação e Projetos financiados

1) Investigação sobre Qualidade e Segurança AlimentarMelhoria da qualidade e segurança alimentar em produtos tradicionais de carne, queijos e frutas, tais como azeitonas de mesa, com a utilização de fermentos lácteos e/ou óleos essenciais de plantas aromáticas e medicinais.

- “FoSaMed - Enhancing Food Safety in the Mediterranean”, Ref: 618518-EPP-1-2020-1-PT-EPPKA2-CBHE-JPhttps://www.fosamed.eu/

- PIMENTO - Promoting Innovation of ferMENTed fOods. Cost Action CA 20128.https://www.cost.eu/cost-action/promoting-innovation-of-fermented-foods/

- “SCREAM-R: Screening Antimicrobial Resistance”. Circular 05/2020-Projetos inovadores e exploratórios no âmbito das linhas temáticas do MED.

- DM4you - Potencial da Dieta Mediterrânica no aumento da qualidade de vida: + saúde + sustentabilidade (PRR-C05-i03-I-000152). Aviso de candidatura: Aviso de candidatura; 12/C05-i03/2021.

- SUMO - Sustentabilidade do Montado (PRR-C05-i03-I-000066). Aviso de candidatura: 10/ C05–i03/2021.

LIFE MERCURY-FREE - Complex Awareness Raising and Behaviour Change for the Mercury-Free City Environment (LIFE21-GIE-PL-LIFE MERCURY-FREE). Concurso a Projetos LIFE, Tópico LIFE-2021-SAP-ENV-GOV, Call LIFE-2021-SAP-ENV.

ICAPP - Investigação em carnes alentejanas de porco preto. Projeto POCI-01-0247-FEDER-072109.

ECO-PIG - Desenvolvimento de uma mistura alimentar inovadora para acabamento de machos de raças de suínos autóctones, ao ar livre, com benefício para a qualidade da carne e para a sustentabilidade do sistema. COMPETE-AVISO13/SI/2020.

S4Agro – “Soluções sustentáveis para o setor agroindustrial”. Projeto Aviso 02/SIAC/2019-SIAC (Qualificação) – Candidatura nº 46425.http://www.s4agro.pt/

“Estudo da qualidade da carne de bovinos da raça Cachena”. Projeto PDR2020-101-030803. Financiado pelo Programa Portugal 2020/FEDER, PDR 2020, Grupos Operacionais 1.0.1.http://www.qualbovcachena.uevora.pt/

2) Investigação sobre infecções e doenças infecciosas, resistência antimicrobiana, e estratégias alternativas de tratamento e controlo.Estudo de agentes etiológicos: factores de virulência, susceptibilidade antimicrobiana, investigação sobre novos produtos para tratamento e controlo.

- “NAQUIBIODPSA - Obtenção de Medicamentos Veterinários a partir de Nanopartículas Prata fixadas em Bases Poliméricas de Hidrogéis de Quitosana”, Ref: ALT20-03-0247-FEDER-033578.

-" EQUI MAIS - Melhor produção equina”, Ref: ALT20-03-0246-FEDER-000055.- “Immunomodulation approach to urinary tract infections in motor disabled dogs”

3) Investigação sobre a infeção humana no contexto One Health

- “ARCO - Alentejo Region Applied Research for COVID-19”, Ref: SAICTCOVID/72547/2020

Ensino

O laboratório apoia estágios dos seguintes cursos do 1º ciclo: Licenciatura de Bioquímica (Estágio BQ), Licenciatura em Biotecnologia (Projeto/Estágio em Biotecnologia), Licenciatura em Biologia Humana (Projeto em Biologia Humana), Licenciatura em Biologia (Projeto em Biologia).

O laboratório recebe ainda estudantes dos seguintes cursos de mestrado e doutoramento: Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, Mestrado em Bioquímica, Doutoramento em Ciências Veterinárias, Doutoramento em Bioquímica, Doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais.

Prestação de Serviços

Análises realizadas no laboratório:

Análises microbiológicas de alimentos

• Pesquisa de Salmonella spp.
  • Pesquisa e contagem de Listeria monocytogenes
  • Contagens de microrganismos viáveis totais

Análises de bacteriologia clínica

• Pesquisa e identificação de aeróbios