Laboratório de Biologia Oral e Proteómica Salivar

O laboratório desenvolve as suas actividades na área da Biologia Oral e Proteómica Salivar, focando a relação entre estas e a perceção oral de alimentos. A identificação e quantificação de biomarcadores salivares de diferentes condições fisiológicas e metabólicas, de stress e bem-estar são também áreas de intervenção do Lab.

Equipa

Apartado 94
7006-554 Évora, Portugal

+351 266 760 885*

* Custo de chamada rede fixa nacional

Sobre

O laboratório desenvolve as suas atividades de investigação no âmbito da biologia oral e proteómica salivar (em humanos e animais) em duas grandes áreas:

Perceção oral de alimentos e determinantes do comportamento alimentar

1. Relação do proteoma salivar com perceção gustativa, aroma retronasal, tátil e quimiotátil
  2. Variações fisiológicas e metabólicas na perceção oral dos alimentos e sua relação com as preferências e escolhas alimentares
  3. Interação entre sentidos na perceção final dos alimentos (efeitos multisensoriais e cross-modal)
  4. Efeito de estímulos externos (pre-ingestivos) no proteoma salivar

Biomarcadores salivares em condições de saúde e doença

1. Relação entre saliva e a alimentação (alterações no proteoma e metaboloma salivar em resposta a estímulos alimentares; variações na salivação em função do desenvolvimento do sistema digestivo e hábitos/padrões alimentares)
  2. Efeito de alterações fisiológicas e metabólicas (ex. obesidade) no proteoma e metaboloma salivar
  3. Biomarcadores salivares de stress e bem-estar
  4. Alterações no proteoma e metaboloma salivares em indivíduos com xerostomia

Para além da investigação, o nosso laboratório presta serviços em:

- proteómica (nomeadamente separação de proteínas por técnicas de eletroforese SDS-PAGE e eletroforese bi-dimensional; análise de perfis proteicos uni- e bi-dimensionais com recurso a software apropriado; preparação de amostras para identificação por espectrometria de massa, nomeadamente digestão com protéases específicas e passo de desalting em colunas C18)

- imunomarcação por técnica de Western Blot

- Atividade enzimática (enzimas salivares como amílase)

- Quantificação de biomarcadores salivares, por técnicas de ELISA e EIA (ex. IgG, sIgA, cortisol)

Investigação

Atualmente, podem considerar-se três áreas principais de investigação, no Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada: 1) Fisiologia do comportamento alimentar, focando a perceção do alimento na cavidade oral, assim como os efeitos do tipo de dieta e metabolismo na saliva e morfofisiologia das glândulas salivares e tecidos da cavidade oral; 2) Pesquisa e identificação de biomarcadores salivares de diversos estados fisiológicos e/ou patológicos. 3) Aclimatação e regulação fisiológica em relação a estímulos externos.

Temas particulares de Investigação:

3. Interação entre sentidos na perceção final dos alimentos (efeitos multisensoriais e cross-modal)
  4. Efeito de estímulos externos (pré-ingestivos) no proteoma saliva
  5. Relação entre saliva e a alimentação (alterações no proteoma e metaboloma salivar em resposta a estímulos alimentares; variações na salivação em função do desenvolvimento do sistema digestivo e hábitos/padrões alimentares
  6. Efeito de alterações fisiológicas e metabólicas (ex. obesidade) no proteoma e metaboloma salivar
  7. Biomarcadores salivares de stress e bem-estar
  8. Alterações no proteoma e metaboloma salivares em indivíduos com xerostomia

Técnicas

• Microscopia fotónica
  • Electroforese bi-dimensional
  • SDS-PAGE
  • ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay)
  • Imuno-histoquímica
  • Western Blotting
  • Atividade enzimática (casos específicos de proteínas salivares)

Ensino

O laboratório presta apoio ao ensino, principalmente nas áreas das Ciências Biológicas, Bioquímica e Ciência Animal, no âmbito dos 3 ciclos de estudos (1º Ciclo, Mestrado e Doutoramento) através da supervisão de trabalhos de estágio e teses científicas.

Prestação de serviços

O Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada presta serviços dentro das áreas que são competências deste laboratório, nomeadamente na área da proteómica e análise de saliva.

Proteómica

• Separação de proteínas por técnicas de eletroforese SDS-PAGE e eletroforese bi-dimensional
  • Análise de perfis proteicos uni- e bi-dimensionais com recurso a software apropriado
  • Preparação de amostras para identificação por espectrometria de massa (digestão com proteases específicas; desalting em colunas C18)

Análises bioquímicas a amostras de saliva

• Quantificação de moléculas em saliva: cortisol, amilase, IgG, sIgA (e algumas hormonas - informação sob consulta)
  • Determinação da atividade de enzimas (ex. amilase)

Avaliação analítica de características sensoriais de alimentos

• Quantificação de adstringência em amostras de bebidas/alimentos, com recurso a saliva artificial (serviço a iniciar brevemente)

(Preços sob consulta)

Equipamento
  • Tinas de electroforese vertical (BioRad);
  • Sistema de transferência para WesternBlot (BioRad);
  • Sistema de focagem isoelétrica (Multiphor II, GE);
  • Scanner de géis (Epson);
  • Leitor de microplacas (Glomax, Promega);
  • Centrifuga de bancada para tubos de 1,5 mL (Eppendorf);
  • Balança analítica (VWR);
  • Placa de agitação com aquecimento;
  • Agitador-vortex de bancada (VWR);
  • Banho de ultrassons (VWR).