Laboratório de Palinologia e Aerobiologia

No Laboratório de Palinologia e Aerobiologia desenvolvem-se as atividade de investigação da RPA - Rede Portuguesa de Aerobiologia, um serviço público gratuito disponibilizado pela SPAIC - Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica em estreita colaboração com a Universidade de Évora. A RPA visa, entre outros aspectos, a monitorização de grãos de pólen e de esporos de fungos com capacidade alergológica presentes na atmosfera de várias localidades que cobrem praticamente todo o País, continente e ilhas, proceder à sua divulgação e previsão

Equipa

Elsa Rute Guerra Caeiro

Elsa Rute Guerra Caeiro

Contactos

Laboratório de Palinologia e Aerobiologia, Polo da Mitra, Universidade de Évora Apartado 94, 7006-554 Évora, Portugal

aerobiologia@uevora.pt

Investigação

A Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA), à semelhança das restantes redes internacionais, visa:

1. Monitorizar, a nível nacional e de uma forma contínua, os níveis polínicos e de esporos fúngicos diários dos principais tipos morfológicos com relevância alergológica e proceder à sua previsão;
  2. Criar uma base de dados com a informação aerobiológica nacional que sirva de suporte à investigação aerobiológica e alergológica e;
  3. Divulgar, a nível local e nacional, a informação sobre os alergenos polínicos mais comuns através dos órgãos de comunicação.

Neste momento, a informação polínica da RPA é divulgada, de uma forma contínua, através do portal da SPAIC ou da própria rede (www.spaic.pt  ou www.rpaerobiologia.com ).

Durante a Primavera é difundido um "Boletim Polínico" através dos meios de comunicação social (ex.: Rádio, Jornais, televisão e redes sociais).

Para além destes objectivos a RPA visa, na Universidade de Évora, MED:

1. Colaborar na formação/ensino nas Áreas de Investigação de Aerobiologia e Imunologia, incluindo colaborar/dar apoio na orientação de: trabalhos científicos, de graduação, de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento; e
  2. Colaborar em projectos de investigação no âmbito das actividades de investigação da Universidade de Évora, em particular do MED.
Ensino

O Laboratório de Palinologia e Aerobiologia colabora na formação/ensino nas áreas de Aerobiologia e Imunologia, participando e apoiando a realização de trabalhos ao nível de graduação, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento

Serviços

A Rede Portuguesa de Aerobiologia monitoriza de forma contínua os bioaerossóis contidos no ar atmosférico, em particular grãos de pólen e esporos de fungos com capacidade alergológica, e utiliza uma metodologia que segue as recomendações da EAS - European Aerobiology Society e as normas da Norma europeia EN 16868:2019, a metodologia de Hirst. Nesta metodologia é utilizado um captador Burkard Seven Day Volumetric Spore-trap®, que aspira o ar e usa um fluxo semelhante ao do Homem (10L/min). O fluxo usado pelo captador é semelhante ao do Homem (10 L/min) para que os resultados possam ser comparados com a sintomatologia alérgica dos doentes. As partículas contidas nas amostras de ar são identificadas e quantificadas ao microscópio óptico e os resultados são expressos em concentrações médias diárias por metro cúbico de ar.