Laboratório de Virologia Vegetal & Laboratório de Micologia

Estudos epidemiológicos e moleculares de vírus e fungos, o desenvolvimento de técnicas rápidas e sensíveis para o seu diagnóstico e o desenvolvimento de técnicas de proteção de plantas

Equipa

Apartado 94
7006-554 Évora, Portugal

+351 266 760 885*

* Custo de chamada rede fixa nacional

Patologia Vegetal

A investigação em Patologia Vegetal realizada na Universidade de Évora é feita maioritariamente nos Laboratórios de Virologia Vegetal  e de Micologia , ambos pertencentes à rede de laboratórios do MED. Estes laboratórios estão completamente equipados para a realização de estudos biológicos, moleculares, genéticos e bioquímicos de patogénios. Apresentam ainda uma área dedicada ao crescimento de plantas onde as condições ambientais são controladas e onde existem infraestruturas para a contenção de patogénios.O trabalho de investigação realizado nestes laboratórios visa o conhecimento genético e molecular de patogénios de plantas e o desenvolvimento de técnicas rápidas e sensíveis para o seu diagnóstico. O Laboratório de Virologia Vegetal tem estado envolvido, desde há várias décadas, em programas de seleção clonal de oliveira, realizando rastreios dos principais vírus que afetam esta cultura. A investigação nos laboratórios inclui estudos epidemiológicos e moleculares de vírus, interações hospedeiro-patogénio, desenvolvimento de novas técnicas de prevenção e controlo de doenças em plantas como pesquisa de antagonistas naturais e técnicas de indução de proteção nas plantas. Para além da oliveira, a investigação realizada inclui culturas como a vinha, cereais, tomate e outras culturas hortícolas.Os laboratórios prestam ainda serviços de diagnóstico  de patogénios assim como apoio aos agricultores na área da patologia de plantas.

Investigação

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO - Lab de Virologia Vegetal

• Deteção e caracterização dos principais vírus em várias vinhas do Alentejo e em várias castas, utilizando técnicas serológicas e moleculares.
  • Estudo e caracterização de RNAs satélites de vírus e o seu potencial no controlo de doenças causadas por vírus
  • Construção de clones virais infeciosos e ensaios de funções de proteínas.
  • Pesquisa de genes supressores de silenciamento em Alpha- e Betanecrovirus.
  • Manipulação genética de vírus para serem usados como vetores de indução de silenciamento em plantas (VIGS) e consequente proteção contra doenças.
  • Transformação de vírus para uso como vetores de expressão de proteínas em plantas.
  • Estudo e caracterização de isolados virais de oliveira
  • Desenvolvimento de testes rápidos e sensíveis para diagnóstico simultâneo de vírus em várias culturas.
  • Ensaios de transmissão de vírus por fungos do género Olpidium sp.

LINHAS DE INVESTIGAÇÃO - Lab de Micologia

• Pesquisa de fungos endofíticos com atividade antagonista contra fungos causadores de doenças importantes em oliveira como a gafa da azeitona causada por Colletotrichum spp.
  • Pesquisa de fungos endofíticos com atividade antagonista contra fungos causadores de doenças importantes em vinha como a podridão negra causada por Guignardia bidwellii.
  • Estudo das comunidades de fungos endofíticos em vinhas de diferentes regiões e sujeitas a diferentes modos de tratamento.
Ensino

Os Laboratórios dão apoio à componente letiva prática de disciplinas da licenciatura em Agronomia, do Mestrado em Engenharia Agronómica, do Mestrado em Olivicultura e Azeite, do Mestrado em Viticultura e Enologia, do Doutoramento em Bioquímica, estágios de licenciaturas e mestrados e doutoramentos.

Prestação de serviços

Os laboratórios prestam ainda serviços de diagnóstico  de patogénios assim como apoio aos agricultores na área da patologia vegetal, tais como:

• Identificação de agentes fitopatogénicos com recurso a testes microbiológicos e testes moleculares;
  • Apoio técnico e prescrição de medidas de prevenção e controlo de doenças.

MATERIAL TESTADO

Fazemos análises de diagnóstico de agentes fitopatogénicos a partir de: plantas (raiz, caule, folhas, frutos, flores e sementes), solo e água.

INSTRUÇÕES PARA RECOLHA DO MATERIAL VEGETAL

Colher as amostras, identificá-las (identificação da cultura e data de recolha) e manter no frio (4 ˚C) até entrega no Laboratório.

As amostras deverão ser entregues no Laboratório de Virologia Vegetal  (MED, Universidade de Évora, 7006-554 Évora), tlf. 266 760 852.

PREÇOS

• Identificação macroscópica (visual) – 20 €
  • Identificação microscópica (com isolamento e crescimento em placa de Petri) – 50 €
  • Identificação molecular – 100 € (+20 € por cada testagem de agente patogénico adicional)
  • Elaboração de Relatório de Resultados – incluído na análise
  • Relatório técnico - 100 €
  • Deslocação ao campo (técnico/dia) – 100 €*
  • Serviços de Next Generation Sequencing  (NGS) - 250 €/amostra para fungos
  • Serviços de Next Generation Sequencing  (NGS) - 250 €/amostra para bactérias
  • Serviços de Next Generation Sequencing  (NGS) - 350 €/amostra para fungos e bactérias

*A estes valores é acrescido IVA à taxa legal em vigor.*Fazem-se orçamentos para testagem de um elevado número de amostras.