Laboratório de Botânica

A investigação desenvolvida neste laboratório visa contribuir para a conservação da biodiversidade terrestre em ecossistemas naturais e seminaturais. A nossa investigação centra-se na flora nativa da região mediterrânica, mantendo igualmente interesse ativo nas plantas naturalizadas e cultivadas.

Equipa

Universidade de Évora – Pólo da Mitra
Apartado 94
7006-554 Évora, Portugal

* Custo de chamada rede fixa nacional

Sobre

Investigação

Principais linhas de investigação:

• Inventariação e monitorização da biodiversidade vegetal em ecossistemas naturais e seminaturais;
  • Conservação da vegetação;
  • Estudo, proteção e restauro de zonas húmidas, zonas áridas, florestas fragmentadas e ecossistemas raros;
  • Gestão dos recursos vegetais em ecossistemas naturais e seminaturais;
  • Ecofisiologia vegetal;
  • Dinâmica e ecologia de comunidades vegetais em ecossistemas naturais e seminaturais;

PROJETOS DESENVOLVIDOS (última década):

2014/(…): Mitra-Nature: Biodiversidade da Herdade da Mitra - http://www.mitra-nature.uevora.pt/ .

2015/2021: LIFE14 NAT/PT/001081, Linear Infrastructure Networks with Ecological Solutions (LIFE LINES).

2015/2018: Valorização económica do cardo (Cynara cardunculus): variabilidade natural e suas aplicações biotecnológicas (ValBioTecCynara).

2013/2018: LIFE12 NAT/PT/000997, Mediterranean Temporary Ponds Conservation in Portugal SW coast.

2012/2014: IN-ALENTEJO ALENT-07-0224-FEDER-001744, A gestão da intensidade do pastoreio face à valorização do montado como sistema de elevado valor natural.

2010/2013.abril –PTDC/AGR-AAM/100979/2008 Incremento da biodiversidade funcional do olival, no fomento da protecção biológica contra pragas da cultura.

Ensino

O Laboratório dá apoio a inúmeras unidades curriculares da licenciatura em Biologia, do Mestrado em Biologia da Conservação, do Mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais, e ainda a estágios de licenciatura, dissertações de mestrado e teses de doutoramento.

Prestação de serviços

O Laboratório presta apoio a entidades e empresas exteriores à Universidade de Évora, através da realização de consultoria e aconselhamento técnico na área do ambiente, nomeadamente nas linhas de investigação descritas. Presta também apoio a outros projetos da Universidade de Évora.