Laboratório de Engenharia Rural

O Laboratório integra as competências e os equipamentos necessários para desenvolvimento de estudos nas áreas de agricultura de precisão, hidráulica e técnicas de regadio, tecnologias de informação (SIG, detecção remota) com aplicação na agricultura e floresta, construções rurais, condicionamento ambiental, eficiência energética e mecanização.

Equipa

António Fernando Bento Dias

António Fernando Bento Dias

José Rafael Marques da Silva

José Rafael Marques da Silva

Adélia Sousa

Adélia Sousa

Rodrigo José Torres Rodrigues

Assistente Técnico

Rodrigo José Torres Rodrigues

Custódio José Cavaco Alves

Assistente Operacional

Custódio José Cavaco Alves

+351 266 760823 Ext: 4388*

Universidade de Évora
Edifício António Santos Júnior
Apartado 94 - Pólo da Mitra
7002-554 Évora, Portugal

* Custo de chamada rede fixa nacional

Sobre

O Laboratório  integra as competências e os equipamentos necessários para desenvolvimento de estudos nas áreas de agricultura de precisão, hidráulica e técnicas de regadio, tecnologias de informação (SIG, detecção remota) com aplicação na agricultura e floresta, construções rurais, condicionamento ambiental, eficiência energética e mecanização. A Oficina do Laboratório permite ainda trabalho oficinal de apoio. O laboratório tem duas vertentes, uma de apoio aos projectos de investigação e outra de apoio às aulas.

Os objectivos principais do laboratório estão associados ao estudo da avaliação, monitorização e melhoria de práticas de gestão agrícolas e florestais com tecnologias de informação geográfica, da eficiência energética; avaliação da eficiência de técnicas de regadio; e avaliação e melhoria da mecanização de práticas agrícolas.

O Laboratório dá apoio à componente teorica e prática das aulas do Departamento de Engenharia Rural.

Investigação

O Laboratório desenvolve a sua actividade em três vertentes distintas:

1. Em Laboratório realizando um conjunto de análises e determinações laboratoriais na esfera de acção da física dos solos;
  2. Em Ensaios em Campos de Experimentação e Investigação apoiando os diferentes Projectos desenvolvidos pelo Corpo Docente e pelos Alunos durante a dissertação de Teses;
  3. No apoio às Aulas teóricas/práticas no âmbito do Departamento de Engenharia Rural.

Associado a estas vertentes, à que acrescentar todo o trabalho oficinal de apoio, desenvolvido na Oficina contígua ao Laboratório.
Equipamento:
- Sedimentógrafo; Estufas de Secagem; Placas de PF; Condutivímetro;- Simulador de Chuva; Canal de Rega (Indoor e Outdoor);- Sondas TDR; Tensiómetros; Enviroscan;- Cápsulas Porosas;- Sonda Pneumática;- Sistema de Aquisição de Dados (DataLogger, Sensor de Infravermelhos, Termohigrómetro,GPS)- Sonda medidora de Fluxo de Seiva;- Anéis e Talhões de escoamento;- Sistema Cabo-Rega;- GPS;- Center-Pivot.

imagem_lab_hidrologia_hidraulica

Prestação de serviços