MED integra projeto AGROFORESTEAM para promover sistemas agroflorestais no Mediterrâneo

Nov 14, 2025Notícias

Em julho realizou-se a reunião de arranque do projeto AGROFORESTEAM, que reuniu parceiros de sete países mediterrânicos. O MED é uma das entidades parceiras deste projeto, financiado pelo Programa PRIMA e apoiado pela União Europeia, que tem como objetivo promover a adoção de sistemas agroflorestais adaptados às condições mediterrânicas, através da colaboração entre investigadores, gestores do território, agricultores e decisores políticos.
 

A equipa do MED, liderada pela investigadora Helena Guimarães, com a colaboração de Catarina Isidoro, é responsável pela orientação metodológica do desenvolvimento das Plataformas Territoriais Multi-atores (MAPs) nas diferentes regiões de estudo: Portugal, Espanha, França, Itália, Marrocos, Argélia e Tunísia. Estas plataformas têm como finalidade reunir diferentes atores locais para identificar desafios e co-criar soluções que promovam práticas agroflorestais mais sustentáveis.

Neste contexto, a equipa MED irá definir e aplicar metodologias participativas e desenvolver ferramentas de facilitação, monitorização e avaliação que assegurem a continuidade e a eficácia destas plataformas a longo prazo.

Em Portugal, a iniciativa Tertúlias do Montado, coordenada por Helena Guimarães, constitui um exemplo desta abordagem. Desde 2016, tem promovido o diálogo e a colaboração entre diversos intervenientes ligados ao sistema agro-silvo-pastoril do Montado, integrando conhecimento científico e local para apoiar a sua gestão sustentável.

 

Acompanhe o projeto nos seguintes canais: Facebook,InstagramLinkedIN