Investigação MED em destaque: artigo publicado em revista de referência da fitopatologia

Set 19, 2025Notícias

Investigadores do MED, em colaboração com o USDA (EUA), acabam de alcançar um marco importante para a ciência portuguesa. Pela primeira vez, nematologistas portugueses foram convidados a publicar na Annual Review of Phytopathology, uma das revistas científicas mais prestigiadas da área, com fator de impacto de 11,9 em 2024 e classificada no Quartil 1 em Plant Science.

O artigo de revisão, da autoria das investigadoras do MED Margarida Espada e Cláudia Vicente e do investigador do USDA Paulo Vieira, apresenta uma análise profunda e atualizada de diversos estudos sobre a biologia do parasitismo dos nemátodes endoparasitas migratórios, organismos microscópicos que representam uma séria ameaça para a agricultura e as florestas em todo o mundo.

Os avanços recentes da sequenciação de nova geração (tecnologias “ómicas”) permitiram revelar uma grande diversidade genómica entre espécies,  compreender as suas adaptações evolutivas e mecanismos moleculares de patogenicidade. Essa “plasticidade” permite-lhes adaptar-se e sobreviver em condições extremas: desde resistir a toxinas, defender-se do stress ambiental, até entrar em estados de “vida suspensa” para suportar longos períodos adversos.

O estudo revela também que o arsenal de proteínas que utilizam para invadir e explorar as plantas é muito mais complexo do que se pensava, o que explica a sua eficácia como parasitas.

Estas descobertas reforçam a necessidade de continuar a investigar estes organismos, com vista ao desenvolvimento de estratégias inovadoras e eficazes de controlo, fundamentais para a proteção das culturas agrícolas e a segurança alimentar global.