Pagamento por resultados no Montado – Artigo do Expresso assinado por investigadoras do MED

Out 20, 2022Notícias

“Se já passou no Alentejo, conhece o montado? E sabe que o montado está todos os anos a perder área? Perde por morte das árvores sem que haja renovo. A nova Política Agrícola Comum em Portugal inclui uma medida piloto totalmente nova, de pagamento por resultados ambientais, que condiciona a gestão do montado à lógica de uma maior sustentabilidade”.

Este artigo fala-nos de uma nova medida que será implementada pela primeira vez em Portugal e que promove recompensas (pagamentos agro-ambientais) a quem de facto obtém resultados ambientais no Montado. “Nos incentivos agro-ambientais tradicionais o pagamento é feito pela adopção de práticas de gestão, que se pressupõe melhorarem a condição ambiental. Em diversas áreas de política pública, a Comissão Europeia procura actualmente mudar de paradigma, para incentivos atribuídos por resultados, em que o contribuinte europeu pode ter a certeza de qual o resultado que se obteve com o dinheiro público gasto.” pode ler-se no artigo.

As primeiras explorações a entrar no projeto-piloto “Gestão do Montado por Resultados” situam-se em Monfurado (Montemor-o-Novo) e Mértola. Os resultados serão medidos anualmente, e ao longo dos cinco anos que dura o contrato, através de indicadores pré-definidos.

Leia o artigo de opinião na íntegra na página do Expresso (aqui). O artigo é assinado pelas investigadoras Teresa Pinto-Correia, Maria Helena Guimarães e Isabel Ferraz de Oliveira do MED-Universidade de Évora, Maria de Belém Freitas do MED-Universidade do Algarve e João Madeira da Cooperativa Agrícola do Guadiana.