O Projeto “PEGADA4.0 – Sustentabilidade da Atividade Agrícola Suportada por Processos e Tecnologias Inteligentes” já está em marcha

Fev 16, 2023Notícias

No início de fevereiro, o projeto PEGADA4.0, que vai promover a sustentabilidade da atividade agrícola sustentada por processos e tecnologias inteligentes, dinamizou a realização de várias reuniões entre os parceiros do projeto. Estão assim concluídas as reuniões preliminares com os empresários agrícolas que participam no projeto nas quais lhes foi explicado quais os dados da exploração que vão ser necessários para calcular a pegada de carbono. Com outros parceiros do projeto foram discutidas as estratégias de amostragem para o cálculo da pegada da biodiversidade nas zonas de intervenção do projeto.

O PEGADA4.0, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, é coordenado por José Rafael da Silva, professor do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora e investigador do MED. Tem como parceiros a AGROINSIDER, a ANPOC – Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., o InovTechAgro – Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Superior de Agronomia e a Universidade de Coimbra.