Investigador do MED apresenta comunicação plenária sobre biochar em conferência internacional
A convite da Comissão Organizadora da International Conference on Advanced Materials, o Investigador Paulo Mourão participou na 3.ª edição desta conferência,
realizada entre 31 de outubro e 2 de novembro de 2025, em Sousse, Tunísia, onde apresentou uma comunicação plenária intitulada “The Multifunctional Role of Biochar Material: Linking Water Treatment, Agricultural Productivity, and Soil Sustainability”.
Esta conferência é uma iniciativa conjunta do Laboratory of Advanced Materials (LAMA) e da Tunisian Ceramic Society (ATCer). A edição CIMA 3.0-2025 teve um significado especial, pois comemorou o 50.º aniversário da National School of Engineers of Sfax (ENIS). Este evento destacou o papel transformador dos materiais avançados no futuro da ciência, da tecnologia e da sustentabilidade global.
Na sua comunicação, o investigador do Departamento de Química e Bioquímica da Universidade de Évora e membro integrado do MED&CHANGE, apresentou os resultados de vários estudos realizados na Universidade de Évora no âmbito de projetos de investigação nacionais e internacionais. Estes estudos centram-se na aplicação do biochar, um material à base de carbono.
As características ao nível da nanoescala deste biomaterial, decorrentes dos processos de produção, do tipo de biomassa utilizada e de outros fatores, conferem-lhe um elevado potencial para aplicações intersectoriais. Estas aplicações vão desde o tratamento de água para consumo humano ao aumento do rendimento das culturas e à melhoria da saúde do solo na agricultura, bem como ao tratamento de efluentes provenientes de diversas atividades agrícolas e industriais.