Saiu publicação cientifica do MED sobre utilização de Saliva e o Covid2

May 25, 2020MED News

Acabou de ser publicado o artigo cientifico “𝗨𝘀𝗲 𝗼𝗳 𝗦𝗮𝗹𝗶𝘃𝗮 𝗳𝗼𝗿 𝗗𝗶𝗮𝗴𝗻𝗼𝘀𝗶𝘀 𝗮𝗻𝗱 𝗠𝗼𝗻𝗶𝘁𝗼𝗿𝗶𝗻𝗴 𝘁𝗵𝗲 𝗦𝗔𝗥𝗦-𝗖𝗼𝗩-𝟮: 𝗔 𝗚𝗲𝗻𝗲𝗿𝗮𝗹 𝗣𝗲𝗿𝘀𝗽𝗲𝗰𝘁𝗶𝘃𝗲”, da autoria de investigadores do MED, da Universidade de Murcia e da Universidade de Glasgow.

Pretendeu-se, com esta publicação, mostrar as diferentes aplicações que a saliva pode ter para ajudar, não só no diagnóstico de COVID-19, mas principalmente para ajudar na compreensão dos mecanismos envolvidos na doença.

A saliva tem a grande vantagem de ser facilmente recolhida, e ao mesmo tempo ter presente na sua constituição muitos dos constituintes do sangue.
Na Universidade de Évora, estamos particularmente interessados no potencial que este fluido tem para utilização em testes sorológicos, sem a necessidade de recolha de sangue, assim como no diagnóstico da severidade e prognóstico da doença.
Tendo em conta o potencial da saliva reconhecido para outros tipos de doenças, acreditamos que este fluido nos possa dar informação valiosa também para esta doença, e contribuir com mais peças para este “puzzle” de conhecimento.

Saiba mais em https://www.mdpi.com/2077-0383/9/5/1491